Lição
02: Nem pobreza e nem riqueza, mas o necessário
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Nem
pobreza e nem riqueza, mas o necessário.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O Maior Tesouro’’.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Maior Tesouro
Objetivo:
Refletir sobre o apego aos
bens materiais e enfatizar a importância de acumular tesouros no céu.
Material:
Figuras de objetos de consumo:
roupas, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro,
casa bonita, dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 caixa dourada ou 01 baú
pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”.
Digitar os versículos de
Mateus 6:19-21 e colocar dentro da caixa dourada
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos:
01 de mulheres e outro de homens.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de
consumo: roupas, celular, ipod,
sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola, 01 tesoura,
01 cartolina
- Forneçam as seguintes
orientações:
Escolham as figuras que
representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na
cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o
que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é
de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois
cartazes e perguntem para cada grupo(homens e mulheres):
A razão da escolha dos
objetos.
Vocês já possuem estes objetos
e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes
objetos?
Vocês podem adquirir estes
objetos?
- Depois, falem: A verdadeira
prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em tesouros eternos,
espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio entre o aspecto
material e o espiritual, crendo na providência divina.
- Enfatizem que é necessário o
cuidado quanto importância elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que
deve haver equilíbrio, pois Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro
(I Tm 6.10).
- Para finalizar, apresentem
uma caixa dourada ou um baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para
um aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com os versículos abaixo, que deverá
ler:
“Não ajunteis tesouros na
terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e
roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem,
e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí
estará também o vosso coração” (Mateus 6:19).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário