Lição
04: Conhecendo Minha Personalidade
Professoras e professores, observem
estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Conhecendo Minha Personalidade.
- Depois, façam a diferença
entre personalidade e caráter.
- Falem que a personalidade
define o temperamento. Há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico,
Melancólico e Fleumático.
Coloquem estes nomes no quadro
ou cartolina.
- Em seguida, leiam a seguinte
história:
“Os quatro temperamentos foram
amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro
foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo
cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o
culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o
sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar
solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco
no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”(autoria
desconhecida).
- Falem: Aqui neste pequeno
texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se
encaixa? Qual o seu temperamento?
- Depois, trabalhem as
características dos 04 tipos de temperamentos contidos na lição do mestre, na
página 29 e trabalhem as características com os alunos.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Convivência
Objetivo:
Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou
promovido nos relacionamentos.
Material: Para
cada aluno
½ folha de papel ofício
Lápis grafite
01 borracha
Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel
oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles
escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer,
tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo,
peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos
aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado
para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos
etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em
meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver
respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com
quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou
aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos
relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos
apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: observaram que as
marca da palavra permaneceu?
Há características que não
podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras
ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário