Discipulando 2: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 11: Crendo nas ordenanças de Cristo à igreja
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o tema da aula: As Ordenanças da
Igreja.
- Escrevam no quadro: Batismo nas águas e Santa
Ceia.
- Falem: O Batismo nas águas e a Santa Ceia são
ordenanças da Igreja.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que
eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários, suas opiniões e informem
que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e falem do significado de
cada um.
- Para exemplificar os tipos de batismo, utilizem a dinâmica “O
Batismo”.
- Apresentem outros pontos levantados na lição.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Comunhão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês
conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram
ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os
materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos
vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo
por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há
vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre
este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos,
tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os crentes
em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os
alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e
refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar
juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um
momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de
refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um
saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e
troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas
05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário