Dinâmica: Terra de Conflito?
Objetivo:
Contextualizar
o tema da aula com a vida dos alunos, refletindo sobre as emoções e sentimentos.
01
coração feito de cartolina para cada aluno
01
caixa de palitos de fósforos ou 01 isqueiro
01
bandeja
Procedimento:
-
Falem: Estudamos que o homem é um ser afetivo; as emoções e sentimentos podem
interferir no pensamento, vontade, ações e decisões. Para isto, é importante
que haja equilíbrio interior.
- Perguntem:
Como
estão suas emoções e sentimentos?
Seu
coração é uma terra que está em conflito?
-
Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
-
Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções,
dos sentimentos etc. Vamos refletir sobre isto?
-
Depois, falem: Observem as seguintes orientações:
Se
o seu coração:
Estiver
tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver
sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver
dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda
sem rasgar.
Se
estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime
uma parte do coração.
-
Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos
estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de
conflito.
-
Para concluir, leiam:
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“E
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:7,8).
“Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
Por
Sulamita Macedo.



0 comentários:
Postar um comentário