RSS

domingo, 16 de novembro de 2025

Dinâmica: Terra de Conflito?

Objetivo:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos, refletindo sobre as emoções e sentimentos.

Material:

01 coração feito de cartolina para cada aluno

01 caixa de palitos de fósforos ou 01 isqueiro

01 bandeja

Procedimento:

- Falem: Estudamos que o homem é um ser afetivo; as emoções e sentimentos podem interferir no pensamento, vontade, ações e decisões. Para isto, é importante que haja equilíbrio interior.  

- Perguntem:  

Como estão suas emoções e sentimentos?

Seu coração é uma terra que está em conflito?

- Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.

- Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções, dos sentimentos etc. Vamos refletir sobre isto?

- Depois, falem: Observem as seguintes orientações:

Se o seu coração:

Estiver tranquilo, não faça nada com ele.

Estiver sofrendo pressão, amasse-o.

Estiver dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda sem rasgar.

Se estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime uma parte do coração.

- Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de conflito.

- Para concluir, leiam:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Provérbios 4:23).

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:7,8).

“Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: