Juvenis: Andando em Amor
Lição 08: O amor não é egoístaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor não é egoísta ,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Campo de
Batalha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Campo de Batalha
Objetivos:
Refletir sobre as obras da carne e o fruto do
Espírito.
Enfatizar que o egoísmo é obra da carne.
Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e
as 16 obras da carne)
01 lixeira
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar as palavras referentes as obras da carne(16) e
as 09 partes do Fruto do Espírito.
Recortar cada palavra e separá-las em 02 grupos: obras
da carne e Fruto do Espírito, colocando em 02 envelopes.
No dia da aula:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há
uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do
fruto do Espírito. As palavras devem estar digitadas e separadas umas das
outras(conforme orientação acima).
Solicitem que os alunos organizem as palavras em lados
contrários, simbolizando oposição. Dessa forma, eles poderão identificar a que
grupo se refere cada vocábulo: obra da carne ou Fruto do Espírito.
- Falem: Para o
cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução
neste campo de batalha. Leiam Gl 5.16
“Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras
da carne. Dessa forma, devem ser descartadas.
- Então, apresentem uma lixeira e peça para que 4
alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.
- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09
partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diarimente.
Por Sulamita Macedo.




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