Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Lição 08: Praticando a GratidãoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Praticando a Gratidão, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Desenrole que Aparece!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos
recebidas e agradecimento a Deus.
Material:
01 rolo de papel toalha
01 caneta para cada aluno
- Falem: O rolo de papel toalha vai passar de mão em
mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras
pessoas também precisaram dele.
Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno conte quantas partes
picotadas ele tem.
- Agora, orientem para ele escrever, de forma
objetiva, uma bênção já recebida em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção
04 partes do papel: 04 bênçãos
- Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel toalha não
deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de
desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de
bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
- Depois, cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe
e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do
papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem com o grupo as bênçãos
recebidas.
- Orientem os alunos para que não descartem o papel e
socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também
realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são , Senhor meu Deus,
as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem
contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do
que se podem contar”.
Ideia da utilização do rolo de papel toalha para
outros tipos de dinâmica: desconhecida
Esta versão da dinâmica elaborada por Sulamita Macedo




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