Discipulando – 4º Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os falsos profetasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
A bondade de Deus e os
falsos profetas, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“Verdadeiro ou Falso?".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivos:
Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas
características.
Introduzir o estudo sobre falsos profetas
Material:
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a
demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original,
legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e perguntem se
há diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a
oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses
objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e
verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante
das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto é
verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer
as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos mestres,
trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até
vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos
os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos
bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário