Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 10:
Espírito — O Âmago da Vida Humana
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Espírito — O Âmago da
Vida Humana, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para introduzir e concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica
“O Espírito Humano”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Espírito Humano
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre o espírito humano.
01
folha de papel ofício
01
cartolina
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Apresentem 01 folha de papel ofício para os alunos.
-
Perguntem: quantos lados tem esta folha?
Certamente
os alunos vão afirmar que tem 02 lados.
-
Peçam para 01 aluno separar os 02 lados da folha.
Com
certeza, ele não vai conseguir.
- Falem:
Isto pode representar o que já aprendemos que alma e o espírito são inseparáveis.
Mas, para efeitos didáticos, isto é, para o ensino e melhor entendimento das diferenças das
caracterísiticas e funções da alma e do espírito, estuda-se de forma separada.
-
Falem: Acabamos de estudar sobre a alma humana, num total de 05 lições. E agora
teremos 03 lições sobre o espírito.
- Falem:
Antes de começar o estudo sobre o espírito humano, vamos pensar e falar sobre o
que já sabemos sobre o espírito?
Deixem
que os alunos apontem o que já conhecem e escrevam numa cartolina o que eles falaram.
Reservem
esta cartolina. Vocês vão precisar dela no final da aula.
- Em
seguida, compartilhem com os alunos o tema da aula.
- Ao
final, apresentem a cartolina com as ideias deles sobre o espírito. E, agora,
depois deste estudo, o que vocês podem acrescentar?
Deixem
que os alunos coloquem outras afirmações que aprenderam sobre o espírito humano.
Por
Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário