Juvenis: Andando em Amor
Lição 12: O perfeito amor afasta todo medoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O perfeito amor afasta todo medo,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Medo?”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Medo?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o medo.
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva
A expressão digitada “Coma o chocolate”.
Observação:
Colocar o chocolate fixado no fundo da caixa com fita
adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com a expressão “Coma o
chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa, observar se estar
bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada
para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
2 - Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem
uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda
dos colegas.
3 - Continuem falando: Ao sinal de um comando ou
quando a música começar, esta caixa vai passar de mão em mão.
Ao sinal do comando (bater palma, palavra “pare”ou
quando uma música parar), quem estiver com a caixa na mão, deverá realizar a
tarefa contida dentro da caixa.
Observações:
- É comum os alunos passarem a caixa para os colegas
de forma rápida, deixando até cair no chão, pois têm medo de ficar com a caixa
e ter que realizar algo diante dos colegas.
- Mas antes que o aluno abra a caixa, perguntem para
ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que tem alguém que vai ter
coragem para abrir esta caixa? Está com medo?
- É interessante fazer estas perguntas para criar um
clima de suspense e medo.
4 - Então, iniciem a atividade e repitam este
procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as orientações acima descritas.
Na última vez, vocês falam: Agora não tem jeito, quem
ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
5 - O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte
tarefa: “Coma o Chocolate”. O aluno
deverá mostrar para os colegas e comer o chocolate, salvo havendo restrições
médicas, como por exemplo, diabetes...
6 - Peçam para o aluno, que abriu a caixa, para
relatar o que sentiu antes e depois de abrir a caixa.
7 - Perguntem para os demais alunos:
O que vocês sentiram quando a caixa começou a passar?
Tiveram medo? Por quê?
O que vocês imaginaram que havia dentro da caixa?
O que vocês acharam sobre a tarefa a ser cumprida
(dentro da caixa)?
8 - Depois, façam uma relação sobre o medo diante de
algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo criado pelo indivíduo,
paralisando-o diante das situações, dominando sua mente e atitudes.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário