Adolescentes: O Amor na Vida Cristã
Lição 12: O amor que vence o malProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O amor que vence o mal, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“O Coração Mais Bonito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01 pirulito em forma de coração para cada aluno.
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando
de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga,
sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração,
afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de
comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com
tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu
coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência,
suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração
mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Apresentem o coração grande para a turma e falem que
fomos alcançados pelo amor de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo
amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
- Agora distribuam este amor com os alunos, entregando
um coração pequeno para cada um.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o
coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os
outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo
para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente,
nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre
si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando
as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno um
pirulito em forma de coração.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário