Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Lição 10: Lidando com a raiva
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Lidando com a raiva, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica
“Domínio Próprio”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo: Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
- Leiam ou contem a história do menino relatada no
texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe
deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência,
deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na
cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era
mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente,
chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que
tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram
passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia
mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a
cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca.
Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma
cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e
não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha
isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e
um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do pai.
- Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem
uma caixa com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala,
desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno
vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que
aconteceu com ele.
- Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de
controle, disciplina e que isto deve ser um exercício constante.
Por Sulamita Macedo.




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