Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 10: A Prisão de JeremiasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Prisão de Jeremias, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para contextualizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vencendo os
Obstáculos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vencendo os
Obstáculos
Objetivos:
Refletir sobre a
confiança, a esperança e a fé que devemos diante de dificuldades.
Contextualizar o tema da aula
com a vida dos alunos.
01 caixa que caiba os
seguintes objetos:
01 figura de um rosto
sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 faca
01 lixa(pedaço)
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 coroa(feita de
cartolina e papel laminado)
Procedimento:
- Passem a caixa para que
alguns alunos tirem um objeto da caixa.
Se vocês quiserem fazer
com todos os alunos, a quantidade dos objetos deve ser aumenta.
- Peçam para que a pessoa
que pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida
cristã.
Nesse momento, os alunos
podem pedir ajuda ao colega do lado.
- Solicitem que os alunos
socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto.
Vejam o que pode
representar os objetos:
Rosto sorrindo: alegria na tribulação e no momento do desfecho da
situação.
Bala de mel: alegria que encontramos na Palavra de Deus: As tuas
palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço: para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e
quando oramos.
Sal: Conserva a nossa fé, confiança
Faca: corta, retirando aquilo que prejudica nossa caminhada
Lixa: retira as pequenas imperfeições
Pedra: simboliza as dificuldades do caminho ou até mesmo
aquelas que são jogadas para nos atingir.
Espinho: representa o incômodo, o sofrimento
Limão: representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Coroa: o vencedor receberá a coroa da vida(Tg 1.12)
- Para concluir, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para
que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci
o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do
justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário