Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 12: O Espírito Humano e o Espírito de DeusProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O Espírito Humano e o Espírito de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar sobre o tema da Regeneração, utilizem a dinâmica “Novo
Nascimento”, com o objetivo de refletir sobre a transformação que
ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento,
passando a ter um espírito vivificado.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Novo Nascimento
Objetivo: Refletir
sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através
do Novo Nascimento, passando a ter um espírito vivificado.
01
porção de milho de pipoca
01
porção de pipoca
Alguns
grãos que não estouraram
01
porção de óleo
Procedimento:
-
Mostrem para os alunos, um saco de pipoca.
-
Perguntem: Quem gosta de pipoca?
-
Depois, apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de
pipoca.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se
transforme em pipoca?
Aguardem
as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa
panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
-
Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser
comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação,
libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria
na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados. O óleo(apresentem o óleo)
pode representar a ação do Espírito Santo que vivifica o espírito do homem.
-
Depois, apresentem aquele grão que não estourou.
-
Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa
forma, não passam pelo processo de transformação.
Dinâmica
elaborada tendo por base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.
Por
Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário