RSS

domingo, 14 de dezembro de 2025

Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo

Lição 12: O Espírito Humano e o Espírito de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O Espírito Humano e o Espírito de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar sobre o tema da Regeneração, utilizem a dinâmica “Novo Nascimento”, com o objetivo de refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento, passando a ter um espírito vivificado.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Novo Nascimento

Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento, passando a ter um espírito vivificado.

Material:

01 porção de milho de pipoca

01 porção de pipoca

Alguns grãos que não estouraram

01 porção de óleo

Procedimento:

- Mostrem para os alunos, um saco de pipoca.

- Perguntem: Quem gosta de pipoca?

- Depois, apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados. O óleo(apresentem o óleo) pode representar a ação do Espírito Santo que vivifica o espírito do homem.

- Depois, apresentem aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.

Dinâmica elaborada tendo por base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: