RSS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lição 02: Qual o meu dom?


 Currículo do Ano 3 – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 02: Qual o meu dom?
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Introduzam o tema da aula, fazendo distinção ente dom espiritual e dom natural. Para tanto, perguntem para os alunos o que entendem sobre isto e depois acrescentem outras informações ou corrijam se necessário.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Presentes do Espírito Santo”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Relembrem aos alunos a dinâmica “O Boneco”, realizada na aula passada, e enfatizem a importância do uso dos dons espirituais e dos naturais pelos membros do corpo de Cristo.
- Trabalhem sobre os dons naturais através da experiência dos alunos, falando daquilo que gostam ou admiram ou já realizam.
- Sugiro que durante o trimestre vocês convidem alguns profissionais para que eles exponham o que fazem, onde trabalham etc.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica:  Presentes do Espírito Santo

Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais.

Material: 03 caixas de presente bonitas e enfeitadas.

Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons mencionados em Romanos 12.6 a 8: Profecia, Ministério, Ensino, Exortação, Contribuição, Presidir e Misericórdia.
 Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons mencionados em I Coríntios 12: Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência, Fé, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Discernimento de Espíritos, Variedade de Línguas, Interpretação das Línguas, Apóstolos, Socorro e
Administração.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons mencionados em Efésios 4. 11: Apóstolo, Profecia, Evangelista, Pastor e Doutor.

Procedimento:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
- Quando forem lidos os nomes dos dons, perguntem se eles conhecem alguém com estes dons. Anotem os tipos de dons que eles apontarem.
- Em seguida, leiam I Co 14. 01 “Segui o amor e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar”.
- Depois, falem para que servem os dons e leiam I Co 14. 12 “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja”.
- E ainda, leiam: I Co 12.07 “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”.
- Para concluir, falem que o presenteador é o Espírito Santo e leiam I Co 12.11” Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”.
Por Sulamita Macedo.

3 comentários:

André gomes disse...

gostei muito, que você possa continua abençoando os professore com estes estudos maravilhosos. valeu fica na paz de Deus

Sulamita disse...

André Gomes, muito obrigada por sua visita. Que bom saber disto! Faça bom proveito!

Gianaina disse...























Muito bom e criativo.Deus continue te usando.