Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o
mundo
Lição 02: Como é você?
Professoras e professores, vamos pensar um pouco
sobre o tempo de aula da EBD.
Na EBD,
temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este
tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado
para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas
criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no
máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por
vínculos afetivos?
- Agora, apresentem o título da lição 02: Como é
você?
- Em seguida,.
Afirmem que há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico
e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.
- Em seguida, façam a seguinte atividade:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de
um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio
de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o
segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos
estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo
serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super
feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e
pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria
desconhecida).
Agora, falem: Que tal fazermos uma encenação deste
texto?
Utilizem um saco, coloquem dentro os 04 nomes dos
temperamentos.
Escolham 04 alunos para representar cada
temperamento.
Leiam novamente a história e os deverão realizar as
ações descritas no texto.
- Perguntem: Qual o seu temperamento? Quer saber em
qual deles você se encaixa? Falem sobre a importância do autoconhecimento
A ideia aqui é ter conhecimento de si mesmo, para
viver melhor e harmoniosamente com quem convivemos.
Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a
realização do teste para descobrir qual o temperamento predominante no aluno,
lembrando-lhes que sempre há a mistura de dois ou três deles em uma pessoa.
Para tanto, indico alguns sites( vejam abaixo), nos quais vocês encontrarão o
teste. É importante que vocês façam cópias para cada aluno.
www.artigonal.com /como-e-seu-temperamento-faça-o-teste
Caso vocês não consigam reproduzir o teste dos
sites, sugiro que vocês trabalhem as características com os alunos dos tipos de
temperamentos contidos na lição. Se não souberem o significado de alguma
palavra, procurem no dicionário.
- Vocês também podem trabalhar os tipos de
temperamentos com exemplos de personagens bíblicos, vejam em www.edificaçaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento
- Para concluir leiam Pv 15.18.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
0 comentários:
Postar um comentário