Lição 04:
Elias e os profetas de Baal
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por
vínculos afetivos?
- Apresentem o título da lição “Elias e os profetas de Baal”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Prova
de Fogo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Professoras e professores, não improvisem, organizem-se e planejem a aula
da EBD. Leiam o texto abaixo:
Planejamento
de Aula
Fazer planejamento da aula não deve
ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que
vai proporcionar uma melhor orientação e
execução da aula.
Ao preparar a aula, lembre-se de
pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14. 26.
1
– Objetivos: Representam aquilo que
você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os
objetivos formados. Leia-os, observando de forma criteriosa a intenção contida
neles. Você pode elaborar outros objetivos de acordo com a necessidade de sua
turma; tenha cuidado quanto à concretização de cada um deles durante a aula,
para isso, utilize bem o tempo disponível.
2
– Conteúdo: É o assunto da lição.
A
Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o
entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve
buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes,
observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo
que é mais relevante.
3
– Metodologia: Refere-se à maneira
como você vai compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula
expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino que possibilitem a
participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos:
trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de
caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com
a vida social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da
realidade, mais o aluno aprende.
4
– Recurso Didáticos: São
instrumentos que facilitam o processo de ensino e a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos.
Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes,
documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não
sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba
utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve
para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você
considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda
como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar auxílio.
5
– Avaliação:
Geralmente,
quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de
notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também tem
sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da
avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve
observar a expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo
o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas
sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita
ao término do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar espaço
para o aluno realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer
autoavaliação ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu
desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de
como seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula
com mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo
o conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos
adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Por
Sulamita Macedo.
3 comentários:
Noemi, fiquei feliz em ler o comentário.Que bom poder interagir com você, de El Salvador. Visitarei seu blog.
Deus continue abençoando você e sua família.
A Paz irmã Sulamita,
Peço a Deus que continue lhe dando graça, disposição e sabedoria para continuar com esse trabalho sensacional, que muito tem nos auxiliado nesta árdua missão, que é a de ensinar.
Fique na Paz.
Pr. Maurício - AD de Inhaúma - RJ
Pr. Mauricio, muito obrigada pelas palavras de reconhecimento deste trabalho e incentivo.
Fico muito feliz ao saber que este blog tem auxiliado na EBD.
Volte sempre!
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