Lição 05:
Um Homem de Deus em Depressão
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Apresentem o título da lição: Um Homem de Deus em Depressão.
- Perguntem: Crente pode ter depressão?
Aguardem as respostas.
Certamente, haverá respostas positivas e negativas, chegando até a
afirmações como: o crente que tem depressão não tem fé, está em pecado, deu
lugar ao diabo etc.
- Então, apresentem exemplos de personagens bíblicos que passaram por
este problema.
- Depois, utilizem a dinâmica “Foi
a Gota D’água!”, que proporcionará momento de estudo sobre o tema da
depressão na vida de Elias.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição, além dos já abordados na dinâmica,
sempre de forma participativa.
- Para concluir, leiam o texto “Um
Bom Dia para Morrer?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico: A utilização de Recursos
Visuais na EBD
A todo o momento recebemos estímulos
visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa
terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro
sessenta e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo.
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