Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo
Lição 03: Diz-me com quem andas...
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem
os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por
vínculos afetivos?
- Depois, perguntem: Vocês já escutaram este
provérbio: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”?
Quem falou este provérbio para vocês? Seus pais?
Alguém da família? Professores?
Mas, na verdade o que quer dizer este provérbio?
Aguardem as respostas.
Depois, falem que o assunto da lição tem como
título “Diz-me com
quem andas...”
- Trabalhem de forma participativa, os pontos
levantados na lição.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Amizade”.
- Para concluir a aula, leiam o Salmo 1.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Enfatizar a importância das amizades.
Refletir sobre as influências positivas e negativas
das amizades.
Material: ½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Falem que, usando este papel, eles deverão pegar
a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em apenas 01 minuto.
- Terminado o tempo estipulado, peçam para que os
alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
- Depois, questionem:
É importante ter uma grande quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a colegas que vocês têm
amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades que eles têm na
escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência negativa?
- Agora, façam uma relação destas respostas com o
provérbio “Diz-me com quem andas, que te direi que és”.
Não se esqueçam de alertar os alunos sobre o
oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de vandalismo,
sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das escolas.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
Pv 13.20 “
Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de autógrafos
desconhecida.
Esta versão elaborada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário