RSS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dinâmica: Minha Vida em Dois Atos
Objetivo: Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
Material: 01 envelope, ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno, 01 tubo de cola.
Procedimento:
- Após falar sobre as características da vida de Elias, seu chamado e ministério, oportunizem aos alunos também a oportunidade de refletir sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.
Agora peçam para que eles amassem o papel.
Então, orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é,  acontecimentos que marcaram a vida deles, antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida tem dois momentos, um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.
- Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17  “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na obra de Deus  etc.
- Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia original da utilização do papel amassado desconhecida
Elaboração desta versão por Sulamita Macedo.

0 comentários: