Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia
Lição 05: Tsunamis e Cia.
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre sinais que
antecedem a Vinda de Jesus, demonstrando a atualidade da Bíblia, tema das
lições deste trimestre.
O título da lição faz referência a Tsunamis e
outros fatos.
- Trabalhem com os alunos sobre Tsunamis, partindo
do que os alunos já conhecem sobre esta catástrofe. Depois, acrescentem outras
informações, se necessário.
Deixem que os alunos relatem o que já viram pela
mídia sobre Tsunamis.
- Agora, falem que Tsunamis e outros eventos são
sinais da Vinda de Jesus, que podem ser estudados por categorias, conforme
descrição feita na revista: na esfera social, moral, política, científica,
religiosa e natural.
Escrevam estas categorias no quadro ou cartolina e
escrevam, ao lado de cada uma, os sinais correspondentes.
Depois, apresentem versículos sobre os sinais que
antecedem a Vinda de Jesus.
- Depois, falem que estes sinais são um prenúncio
da Vinda de Jesus, estejamos preparados para este encontro.
- Para finalizar, organizem a seguinte atividade:
elaboração de manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais.
Dividam os alunos em duplas ou trios.
Forneçam material: papel ofício, pincel atômico,
figuras, cola.
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos.
Durante a atividade, passem pelos grupos,
orientando ou corrigindo, caso necessário.
Os alunos devem apresentar para os colegas. No caso
do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres”
apresentarem as notícias.
Registrem com fotos ou filmem.
Depois, coloquem em local visível, as manchetes,
com os nomes dos alunos, nome da classe e dos professores.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
0 comentários:
Postar um comentário