Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o
mundo
Lição 01: Quem é você?
Professoras e professores, estamos iniciando mais
um ano de atividades na EBD. Motivação, estímulo, compromisso,
responsabilidade, preparação e oração são ingredientes que não podem faltar à
vida daqueles que estão ensinando. Então, mãos à obra!
- Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da
EBD. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50
minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias.
E na EBD,
temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este
tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado
para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas
criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no
máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por
vínculos afetivos?
- Agora, deem continuidade a aula, com as sugestões
a seguir.
- Coloquem em local próximo a entrada da sala um
espelho grande ou de tamanho médio, bem ornamentado nas bordas. Isto deve ser
feito antes dos alunos chegarem.
- Observem a reação dos alunos ao chegarem à
classe, o que vão fazer ou falar.
- Falem do tema do trimestre“O Relacionamento entre
o crente e o mundo” e depois escrevam “Quem é você? no quadro ou cartolina e
afirmem que “Quem é você?” é o título da lição 01.
- Perguntem: Alguém se olhou no espelho? Alguém
evitou se olhar? Por quê?
Reflitam com os alunos sobre a importância da
aceitação da auto-imagem.
- Trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem
buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou eu?”, que oportunizará o trabalho e reflexão das
características pessoais e traços da personalidade dos alunos.
-Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2013”, que tem como objetivo
fazer com que os alunosplanejem
metas e ações para 2013.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem sou eu?
Objetivos:
Trabalhar características
pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Material: ½ de uma folha de papel ofício e
caneta.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
- Solicitem
que escrevam suas características pessoais e atividades quem desenvolvem, mas
não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
-
Recolham todos os registros.
- Em
seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
-
Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja
identificada através das características apontadas por ele próprio.
-Para
finalizar, façam os seguintes questionamentos:
Foi difícil
reconhecer um colegas através das características?
Eram
estas características conhecidas por todos?
Nós
conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
- Para
concluir leiam Mt 12.33b e Sl 103.14 a
16.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Projeto 2013
Objetivo: Planejar metas e ações para 2013.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta
para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais
um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos
executar em 2013.
- Distribuam a metade da folha de
papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas
mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa
ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Falem também sobre a
importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e
direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos
projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem
este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a
turma.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário