RSS

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em Sociedade
Lição 10: É bom Competir?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema competição e cooperação.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Competindo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: Competindo

Objetivos:
Iniciar o estudo sobre competição
Promover momento de descontração

Material:
01 bexiga para cada aluno
01 pedaço de barbante(50 cm aproximadamente) para cada aluno
01 saco de lixo ou 01 lixeira

Procedimento:
- Entregar 01 bexiga para cada aluno e solicitar para enchê-la e dar um nó.
- Depois, entregar o pedaço de barbante e pedir que eles amarrem na bola.
- Em seguida, amarrem no tornozelo direito de cada aluno com a outra extremidade do barbante.
- Agora, forneçam as seguintes orientações:
Vocês vão estourar a bexiga dos colegas e ao mesmo tempo proteger sua bexiga. O vencedor será o último que estiver com a bola não estourada.
- Falem: Agora, podem começar!
É bastante rápida esta atividade e há barulho das bexigas sendo estouradas e também por causa dos gritos e risadas dos alunos. Então, é recomendável executar a dinâmica em local adequado.
- Solicitem para que eles recolham os barbantes e bexigas e coloquem dentro do saco de lixo ou lixeira.
- Depois, falem sobre a competição que houve entre eles e afirmem que este é o tema da aula de hoje.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


0 comentários: