Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 10: É bom Competir?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema competição e cooperação.
-
Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Competindo”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Competindo
Iniciar
o estudo sobre competição
Promover
momento de descontração
Material:
01
bexiga para cada aluno
01
pedaço de barbante(50 cm aproximadamente) para cada aluno
01
saco de lixo ou 01 lixeira
Procedimento:
-
Entregar 01 bexiga para cada aluno e solicitar para enchê-la e dar um nó.
-
Depois, entregar o pedaço de barbante e pedir que eles amarrem na bola.
-
Em seguida, amarrem no tornozelo direito de cada aluno com a outra extremidade
do barbante.
-
Agora, forneçam as seguintes orientações:
Vocês
vão estourar a bexiga dos colegas e ao mesmo tempo proteger sua bexiga. O
vencedor será o último que estiver com a bola não estourada.
-
Falem: Agora, podem começar!
É
bastante rápida esta atividade e há barulho das bexigas sendo estouradas e
também por causa dos gritos e risadas dos alunos. Então, é recomendável
executar a dinâmica em local adequado.
-
Solicitem para que eles recolham os barbantes e bexigas e coloquem dentro do
saco de lixo ou lixeira.
-
Depois, falem sobre a competição que houve entre eles e afirmem que este é o
tema da aula de hoje.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário