Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de
Salvação
Lição 11: A Casa dos Filhos de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão
criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com
eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a Igreja, sua origem e sua importância.
-
Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O
que significa a palavra Igreja?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras
informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva, família
etc.
- Perguntem:
Para
que serve a Igreja?
Quais
suas finalidades?
Aguardem
as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com os pontos levantados na
lição.
Reforcem
a importância de estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da
Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
-
Para enfatizar a ideia de que nós formamos o corpo da Igreja, utilizem a
dinâmica “O Boneco”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Boneco
Objetivo:
Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da unidade e comunhão no
Corpo de Cristo.
Material:
Para
o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para
o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de
papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar,
conforme descrição abaixo:
Folha
02: Pescoço
Folha
03: Tronco (humano)
Folha
04: Braço direito
Folha
05: Braço esquerdo
Folha
06: Mão direita
Folha
07: Mão esquerda
Folha
08: Perna direita
Folha
09: Perna esquerda
Folha
10: Pé direito
Folha
11: Pé esquerdo
Procedimento:
1-
Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para
o grupo 01:
-
Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis
colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser
executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
-
Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os
colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam
separados.
-
Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2
– Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3
– Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O
grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com
as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme,
desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O
Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade
para o desenvolvimento do trabalho.
O
Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam
de forma coletiva.
Quais
conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da
importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4
– Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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