Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 10: A Alegria do Salvo em Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Alegria do Salvo em Cristo”
-
Iniciem o estudo com a dinâmica “Alegria,
alegria...”
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Na
lição 07, sugeri duas dinâmicas sobre alegria. Fica a dica, caso você não tenha
utilizado nenhuma delas, na aula já citada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Participação do aluno na aula da EBD
Um novo olhar para uma velha questão
A participação do aluno no processo de
ensino e aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do
conhecimento, sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente
para que proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de
aprender.
Neste texto, tecerei algumas
considerações especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da
EBD(Escola Bíblica Dominical).
Geralmente, as aulas da EBD são
ministradas através do método expositivo, isto é, o professor transmite o saber
e os alunos escutam... escutam... de forma passiva aquilo que o professor
deseja transmitir, sem promover de fato a participação dos discentes no
processo.
Reconheço que é quase impossível fugir da aula
expositiva. Como assim? Então, parece um contrassenso escrever este texto, não
é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar este quadro. Este método, quer queira
ou não, é utilizado de forma frequente, mas há possibilidades de utilizá-lo com
criatividade.
A unilateralidade do ensino centrado no professor é
um dos pontos negativos mais agravantes deste método. Sendo assim, é possível
modificar esta situação, agregando a ele outros métodos e recursos para
potencializar o ensino e a aprendizagem, oportunizando ao aluno uma participação
ativa.
Promover experiência participativa nas aulas requer
inicialmente tomada de consciência por parte do professor da importância deste
ato para a aprendizagem, ou melhor, mudança de paradigma da aula de Escola
Dominical, tradicionalmente e historicamente executada de forma não
participativa.
Romper com a cultura da não participação, do
silêncio e da imobilidade requer questionamento
da prática docente e de resultados. É um ato desafiante, individual e
até provocativo, pois nem todos que compõem o corpo docente vão aderir a este
modo participativo de ministrar aulas na EBD, criticando até seu modo de
ensinar.
Afinal, quais as possibilidades de participação dos
alunos na aula da EBD? Já foi dito anteriormente, que há necessidade e
possibilidade de agregar outros métodos e recursos de ensino à aula expositiva.
Veja alguns exemplos:
- Trabalhar com projetos;
- Divisão de grupos;
- Debates;
- Encenação, esquete;
- Perguntas e respostas;
- Estudo de
caso;
- Dinâmicas;
- Oportunizar o aluno para fazer perguntas, tirando
dúvidas;
- Realizar leitura individual e compartilhada de
versículos e outros textos;
- Depoimentos dos alunos, relatos de experiências;
Concluindo, desejo aqui ainda me reportar ao que já
escutei, quando alguém é questionando quanto ao modo de ensinar sem
participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre foi assim!”. Sempre foi assim e
você considera que está dando certo? Certo para quem? Fácil para quem? Sempre
foi assim porque alguém ainda não rompeu com o modelo que vem sendo copiado ao
longo dos anos, mas que precisa ser reinventado, pois não cabe mais este modelo
para os ideais de um ensino participativo, que promove aumento da retenção da
aprendizagem da Palavra de Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas. Não é difícil de executar, difícil é iniciar,
pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus
colegas!
Por
Sulamita Macedo.
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