RSS

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 01: O Valor dos Bons Conselhos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
- Capa:
O que vemos?
Um Farol aceso
O que isto tem a ver com o tema?
Um Farol em atividade, iluminando, orientando os navegadores da proximidade de terra. Uma atividade sábia é observá-lo e entender sua orientação para não haver problemas posteriores. Da mesma forma os sábios conselhos, contidos em Provérbios e Eclesiastes, nos orientam e alertam para uma vida vitoriosa.
- Comentarista: Pastor José Gonçalves.
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Temas das lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre os livros de Provérbios e Eclesiastes. Os temas dos conselhos neles contidos a serem estudados estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Valor dos Bons Conselhos”.
- Iniciem o estudo da lição 01, perguntando:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades

“Existiu no templo de Herodes, rei já Judéia, um sacerdote chamado Zacarias... e cuja mulher... era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor... e ambos eram avançados em idade.” Lc 1. 5 -7
O Brasil foi considerado, até pouco tempo, um país de jovens, porém há aproximadamente três décadas vem emergindo um grupo social formado por pessoas idosas, tendo em vista à melhor qualidade de vida e em consequência a maior longevidade da população. Daí o aparecimento da chamada Terceira Idade, que corresponde à faixa etária igual ou superior a 60 anos.
Os segmentos da sociedade, de um modo geral, têm procurado proporcionar a pessoa idosa condições mais adequadas de vida e prestação de serviços compatíveis às suas características, como também podemos citar a formulação do Estatuto do idoso (Lei no. 10.741 de 01.10.2003), que visa garantir aos idosos melhores condições de vida.
A igreja também deve ter estratégias de inclusão para a Terceira Idade, criando um departamento específico para essa finalidade, organizando eventos como: passeios, viagens, evangelização, chás, comemoração de aniversariantes, palestras e oficinas sobre qualidade de vida da pessoa idosa, serviço voluntário etc. Ainda, ressalto a necessidade de adequação da estrutura física do templo para acessibilidade da pessoa idosa, com adaptação de rampas e banheiros com corrimão, como também a aquisição de cadeira de rodas para condução do idoso com problemas de locomoção, para que possa entrar no templo. A parceria desse departamento com as classes de idosos da Escola Bíblica Dominical (EBD) é de suma importância para melhor integrá-los nestas atividades.
Nesta fase da vida, geralmente, ocorrem vários acontecimentos, como: aposentadoria, perda de cônjuge, problemas de saúde, ausência de visitas de parentes, inatividade, entre outros, que provocam insegurança, ansiedade, baixa auto estima. Daí, a importância de palestras e oficinas que proporcionem melhoria no estado emocional e psicológico da pessoa idosa.
A EBD também deve ter uma ou mais classes para atender a Terceira Idade, nas quais receberão ensinamentos adequados às limitações a que idade lhes impõe, como problemas visuais e auditivos, mobilidade física restrita e ainda a pouca ou nenhuma escolaridade (na maioria dos casos as mulheres, que eram impedidas de frequentar a escola ou serem alfabetizadas, por motivos históricos que não precisa aqui mencioná-los).
A escolha dos professores para a classe da Terceira Idade deve ser criteriosa e deve ter as seguintes características, tanto do ponto de vista pessoal como pedagógico:
- Saber ouvir.
- Ser paciente.
- Respeitar.
- Ser amoroso.
- Articular bem as palavras.
- Falar alto.
- Conhecer as necessidades do idoso no aspecto físico, emocional, familiar e sua história de vida.
- Valorizar o que a pessoa idosa tem a falar e o que sabe, para que se sinta valorizado.
- Conhecer o Estatuto do Idoso.
- Ter disponibilidade de tempo para visitar os alunos.
- Manter contato com a família do idoso.
- Estar integrado ou ter conhecimento das atividades do Departamento da Terceira Idade  e estimular os alunos a participar das atividades promovidas por esse setor.
- Utilizar métodos e acessórios de ensino, adequando-os à turma, observando as características dos idosos. Se for algo para escrever é melhor em dupla ou trio, tendo um alfabetizado no grupo;
- Utilizar material visual adequado na aula, com letras grandes e largas.
- Comemorar com os alunos o Dia Nacional da Terceira Idade (27.09) e o Dia dos Avós (26.07) e as datas de aniversários.
- Orientar os idosos a adquirir a revista da EBD tamanho grande.
- Pesquisar dinâmicas que trabalhem a auto estima do idoso.
As orientações sobre o tema da Terceira Idade na Igreja e na EBD não se esgotam neste texto. Porém, as indicações fornecidas podem ampliar a visão de como trabalhar com a pessoa idosa, de forma que o ensino se torne mais significativo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: