Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 01: O Valor dos Bons Conselhos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Capa:
O
que vemos?
Um
Farol aceso
O
que isto tem a ver com o tema?
Um
Farol em atividade, iluminando, orientando os navegadores da proximidade de
terra. Uma atividade sábia é observá-lo e entender sua orientação para não
haver problemas posteriores. Da mesma forma os sábios conselhos, contidos em
Provérbios e Eclesiastes, nos orientam e alertam para uma vida vitoriosa.
-
Comentarista: Pastor José Gonçalves.
Apresentem
informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se
possível, mostrem uma foto dele.
-
Temas das lições do trimestre -
apresentem da seguinte forma:
Falem:
Neste trimestre, vamos estudar sobre os livros de Provérbios e Eclesiastes. Os
temas dos conselhos neles contidos a serem estudados estão expressos nos
títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então,
peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos
das lições.
7
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “O
Valor dos Bons Conselhos”.
-
Iniciem o estudo da lição 01, perguntando:
Vocês
já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e
vocês aceitaram o conselho?
Observem
as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a
importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês
ensinam.
- Para concluir a aula,
utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Classe para a Terceira Idade: Desafios e
Possibilidades
“Existiu no templo de Herodes, rei já Judéia, um
sacerdote chamado Zacarias... e cuja mulher... era Isabel. E eram ambos justos
perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do
Senhor... e ambos eram avançados em idade.” Lc 1. 5 -7
O Brasil foi considerado, até pouco tempo, um país
de jovens, porém há aproximadamente três décadas vem emergindo um grupo social
formado por pessoas idosas, tendo em vista à melhor qualidade de vida e em
consequência a maior longevidade da população. Daí o aparecimento da chamada
Terceira Idade, que corresponde à faixa etária igual ou superior a 60 anos.
Os segmentos da sociedade, de um modo geral, têm
procurado proporcionar a pessoa idosa condições mais adequadas de vida e
prestação de serviços compatíveis às suas características, como também podemos
citar a formulação do Estatuto do idoso (Lei no. 10.741 de 01.10.2003), que
visa garantir aos idosos melhores condições de vida.
A igreja também deve ter estratégias de inclusão
para a Terceira Idade, criando um departamento específico para essa finalidade,
organizando eventos como: passeios, viagens, evangelização, chás, comemoração
de aniversariantes, palestras e oficinas sobre qualidade de vida da pessoa
idosa, serviço voluntário etc. Ainda, ressalto a necessidade de adequação da
estrutura física do templo para acessibilidade da pessoa idosa, com adaptação
de rampas e banheiros com corrimão, como também a aquisição de cadeira de rodas
para condução do idoso com problemas de locomoção, para que possa entrar no
templo. A parceria desse departamento com as classes de idosos da Escola
Bíblica Dominical (EBD) é de suma importância para melhor integrá-los nestas
atividades.
Nesta fase da vida, geralmente, ocorrem vários
acontecimentos, como: aposentadoria, perda de cônjuge, problemas de saúde,
ausência de visitas de parentes, inatividade, entre outros, que provocam
insegurança, ansiedade, baixa auto estima. Daí, a importância de palestras e
oficinas que proporcionem melhoria no estado emocional e psicológico da pessoa
idosa.
A EBD também deve ter uma ou mais classes para
atender a Terceira Idade, nas quais receberão ensinamentos adequados às
limitações a que idade lhes impõe, como problemas visuais e auditivos,
mobilidade física restrita e ainda a pouca ou nenhuma escolaridade (na maioria
dos casos as mulheres, que eram impedidas de frequentar a escola ou serem
alfabetizadas, por motivos históricos que não precisa aqui mencioná-los).
A escolha dos professores para a classe da Terceira
Idade deve ser criteriosa e deve ter as seguintes características, tanto do
ponto de vista pessoal como pedagógico:
- Saber ouvir.
- Ser paciente.
- Respeitar.
- Ser amoroso.
- Articular bem as palavras.
- Falar alto.
- Conhecer as necessidades do idoso no aspecto
físico, emocional, familiar e sua história de vida.
- Valorizar o que a pessoa idosa tem a falar e o
que sabe, para que se sinta valorizado.
- Conhecer o Estatuto do Idoso.
- Ter disponibilidade de tempo para visitar os
alunos.
- Manter contato com a família do idoso.
- Estar integrado ou ter conhecimento das
atividades do Departamento da Terceira Idade e estimular os alunos a participar das
atividades promovidas por esse setor.
- Utilizar métodos e acessórios de ensino,
adequando-os à turma, observando as características dos idosos. Se for algo
para escrever é melhor em dupla ou trio, tendo um alfabetizado no grupo;
- Utilizar material visual adequado na aula, com
letras grandes e largas.
- Comemorar com os alunos o Dia Nacional da
Terceira Idade (27.09) e o Dia dos Avós (26.07) e as datas de aniversários.
- Orientar os idosos a adquirir a revista da EBD
tamanho grande.
- Pesquisar dinâmicas que trabalhem a auto estima do
idoso.
As orientações sobre o tema da Terceira Idade na
Igreja e na EBD não se esgotam neste texto. Porém, as indicações fornecidas
podem ampliar a visão de como trabalhar com a pessoa idosa, de forma que o
ensino se torne mais significativo.
Por
Sulamita Macedo.
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