Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 12: A Reciprocidade do Amor Cristão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Reciprocidade do Amor Cristão”.
-
Iniciem o estudo com a dinâmica “Amor em
Ação”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês
ensinam.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Vejam as sugestões para a finalização do trimestre,
logo abaixo da dinâmica “Amor em Ação”.
Dinâmica:
Amor em Ação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o
amor cristão.
Refletir sobre ajuda aos
necessitados
Material:
Chocolates para a metade da
turma
Obs: vocês se desejarem
podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Após trabalhar o termo
Solidariedade, distribuam chocolates somente para a metade da turma. E,
continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Observem as atitudes dos
alunos: Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer
receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições
financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer
diariamente, outras que estão passando por situações difíceis
- Mas, perguntem: Como podemos
resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno
tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não
aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que
deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor
em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
- Depois, organizem pelo
menos uma forma de ajudar alguém. Para finalizar a aula, organizem, com seus
alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento,
de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja
pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente.
Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum
atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Sugestões
para Finalização do Trimestre
01
- Carta para a turma: Tendo em vista o tema estudado ter sido
extraído de uma carta de Paulo aos filipenses, vocês podem elaborar uma carta
para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja
para escrevê-la.
No início da aula, falem que
há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida,
coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de
preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia
para cada aluno.
02
– Gincana
Organizar a gincana para sua
turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de
acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.
03
– Encenação
Fazer uma encenação
envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses,
com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo
e Epafrodito vão para Filipos.
04
– Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a
revisão dos temas estudados.
Dinâmica:
O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de
raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade
dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula,
perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma
cartolina.
Fica a critério do professor
a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo
com o tipo de aluno e quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em
grupo, de acordo com o número de perguntas.
3 - Entregar para cada grupo
uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de
utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de
papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta
diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo
professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o
tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o
professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse
procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as
perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão
acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos
outros grupos.
Observação: Os alunos vão
reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica
é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo
reduzido.
6 – Quando os grupos já
tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas,
acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário