Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de
Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 11: Uma Vida Cristã Equilibrada
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Uma
Vida Cristã Equilibrada”.
-
Iniciem o estudo com a dinâmica “Vida
Transformada”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação
dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Leitura nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a
participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura
de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de
oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O
ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a
aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento
pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em seguida
fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula! A lição deve ser lida em casa, pelo menos
duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor
está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade
disto que seja de forma esporádica.
Não é recomendável que o professor
leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e
exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos
passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles,
oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.
Há formas diferenciadas de leitura
de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas
sugestões:
-
Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler
uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e
em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até concluir
a leitura do texto por completo.
-
Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para
realizá-la são necessários alguns cuidados:
.
Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto
é, sempre do lado direito de quem está lendo.
.
Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (?
, . !) ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para
quando encontrar outro ponto, e assim
por diante até terminar o texto.
.
Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se
engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos
colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
.
A leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a
tentativa vale a pena.
.
Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
-
Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua
realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos,
também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias
pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é
importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.
A
leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação
dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o
contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de
leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição,
para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que
tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário