Adolescentes - Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 11: Valores em Conflitos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema valores cristãos e não cristãos.
-
Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “A Pressão”
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo:
Refletir sobre a importância dos valores cristãos, em oposição à pressão dos
valores não cristãos.
Material:
10 bexigas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores cristãos .
-
Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores ou ideias
não cristãs que eles escutam ou são pressionados a acreditar ou realizar.
-
Depois, o grupo 01 deve fazer um círculo que não deixe brecha. Os balões devem
ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não
deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com
outros valores.
-
O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o
círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
-
Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O
que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como
foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais
as dificuldades para defender os valores?
Como
o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
-
Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01(família) e do
grupo 02(amigos).
-
Para finalizar, enfatizem a importância de conhecer e saber bbdefender os
valores cristãos diante das influências mundanas.
“...
e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que
vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário