Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 07: Contrapondo a Arrogância com a Humildade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Contrapondo
a Arrogância com a Humildade”.
-
Iniciem o estudo, perguntando o que os alunos entendem por:
Arrogância
Orgulho
Humildade
Aguardem
as respostas. Depois, se necessário acrescentem outras ideias sobre o
significado destas palavras.
-
Depois, utilizem a fábula “A Agulha e a Linha”, para tanto façam da seguinte
forma:
Peçam
para que 04 pessoas realizem a leitura, um será o narrador, outro será a
agulha, outro a linha e outro o alfinete.
Levem
para aula um tecido, uma agulha, um novelo de linha e um alfinete. Durante a
leitura dialogada, façam de conta que estão costurando.
Após
a leitura, reflitam sobre o orgulho, a
arrogância e a humildade e a falsa humildade.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem uma das dinâmicas: “Orgulho x Humildade” ou
“Modelo
Perfeito”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Orgulho x Humildade
Objetivo:
Estudar sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01
figura de uma gangorra
01
bola
Papéis
pequenos
01
caneta
Procedimento:
-
Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.
Então,
nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.
O
orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto,
considerando-as de pouco valor.
Então,
comecem a colocar os nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois,
comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está
inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
-
Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O
orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.
-
Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na
gangorra, agora na parte baixa.
-
Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.
-
Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não
sejamos como mostra esta figura.
- Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO
na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, trabalhando o que realmente
significa ser humilde e a falsa humildade tão difundida e apresenta por muitos.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Modelo Perfeito
Objetivo:
Estudar
sobre Jesus – o modelo ideal de humildade.
Material:
Revistas
de moda feminina e masculina
02
cartolinas
01
tubo de cola
01
rolo de fita adesiva
Figuras
de roupas antigas
01
cabide
01
peça de roupa feita de papel: o modelo fica ao seu critério, mas sugiro algo
simples como um colete e nele deverá estar escrito: humildade e obediência.
Procedimento:
-
Entreguem para os alunos revistas de moda feminina e/ou masculina, dependendo
do tipo de aluno que você ensina.
-
Peçam para que escolham o modelo de roupa que mais gostam e destaquem da
revista.
-
Solicitem que mostrem para a turma e falem da razão da escolha do modelo.
-
Coloquem todos os modelos fixados numa cartolina.
-
Perguntem: Estes modelos podem ser utilizados por muito tempo, para toda a
vida?
Aguardem
as respostas.
Certamente
responderão que não. Aproveitem e falem
que os modelos de roupas elas passam com o tempo, pois são vinculados a fatores
externos, passageiros, transitórios e passam rapidamente.
Caso
alguém tenha respondido que sim, apresentem figuras de modelos antigos.
E
agora, perguntem: Vemos nestes modelos: saia, vestido, blusas, camisas, calças,
paletós. Mudaram com o tempo?
Certamente
agora todos vão responder positivamente.
-
Falem: Há um modelo que podemos copiar e nunca será ultrapassado ou se tornar
fora de moda. O modelo não é transitório e encontramos em Jesus.
-
Então, apresentem este tipo de vestimenta, pendurada num cabide. O modelo fica
ao seu critério, mas sugiro algo simples como um colete e nele deverá estar
escrito: humildade e obediência.
-
Falem: Temos em Jesus o modelo de humildade e obediência, dois elementos
essenciais que acontecem internamente, mas que são refletidos em atitudes
externas.
-
Depois, leiam:
“...
revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos
humildes”(I Pe 5.5b)
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade”(Cl 3.12).
-
Para concluir, segurando o cabide com o modelo ideal pendurado, falem: Esta é
uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa.
Por
Sulamita Macedo.
Fábula: “A Agulha e a Linha”
Um Apólogo de Machado de Assis
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de
linha:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si,
toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
- Deixe-me, senhora.
- Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe
digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me
der na cabeça.
- Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu
ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a
dos outros.
- Mas você é orgulhosa.
- Decerto que sou.
- Mas por quê?
- É boa!
Porque coso. Então os vestidos e
enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
- Você? Esta
agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu?
- Você fura o pano, nada mais; eu é que coso,
prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
- Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou
adiante, puxado por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
- Também os batedores vão adiante do imperador.
- Você é imperador?
- Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um
papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o
trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da
baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que
tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira,
pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e
entrou a coser. Uma e outra iam andando
orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da
costureira, ágeis como os galgos de Diana - para dar a isto uma cor poética. E
dizia a agulha:
- Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há
pouco? Não repara que esta distinta costureira
só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles,
furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto
pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que
faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe
dava resposta, calou-se também e foi andando.
E era tudo
silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da
agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia
seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra e
ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile e a baronesa vestiu-se. A
costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho,
para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e
puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando,
acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
- Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no
corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai
dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da
costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete,
de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
- Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho
para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de
costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam,
fico.
Contei esta história a um professor de melancolia,
que me disse, abanando a cabeça:
- Também eu tenho servido de agulha a muita linha
ordinária!
Texto
extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora
Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.
Texto Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou
não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo
sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes,
objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de
giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão, etc.
1 - Gravuras, Cartazes e
Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos
referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar
estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo
Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 - Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Apresentar
um mapa e apontar para o local.
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos
chegarem.
- Colocar no
piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto
é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como
utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o
professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar
tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser
estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de
equipamento e local apropriado.
4 - Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é
importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado
Equipamento disponível
Pessoa habilitada para montar os equipamentos
Tempo de instalação dos equipamentos
Plano B
Escolher filmes adequados
Fazer uma explicação prévia do filme antes da
exibição e do que deseja que os alunos realizem
Filmes longos são inadequados
Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de
Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o
aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de
quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as
respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a
aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma
possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula,
apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma
significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da
aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum a
utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a
música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de
reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os
versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em
estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É
necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração
na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que
podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os
professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na
explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação
dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa
e com a aprendizagem comprometida.
Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros
recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem
utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da
aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20% do
que ouve
30% do
que vê
50% do
que vê e ouve
70% do
que ouve, vê e fala
90% do
que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais
eficaz ela será! Observem os pontos positivos da associação de recursos ao método
da Preleção(aula expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários
sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
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