Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que
Agradam a Deus
Lição 06: Ajudando com Alegria
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Na lição de hoje estudaremos a disposição com alegria para ajudar os
líderes, colegas etc.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Cooperando
com Alegria”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cooperando com Alegria
Objetivo:
Refletir sobre a importância da alegria para cooperar com os líderes ou
colegas.
Material:
01
bexiga para cada aluno
Local
de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do
templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:
-
Peguem duas bexigas(bolas de aniversário).
-
Encham uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
-
Falem: há pessoas que ficam alegres, isto é com bola cheia, mas o que sentem é
algo passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com
a bola murcha, sem alegria e entusiasmo.
-
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em
qualquer circunstância. Neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e
depois batam nela, demonstrando situações de alegria.
-
Nesta lição, será estudado sobre esta última situação representada pela bola
cheia: alegria e entusiasmo que devemos
ter para cooperar.
-
Depois, distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um
nó para o ar não escapar, demonstrando assim alegria e entusiasmo, pois a bola
está cheia.
-
Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
-
Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas
permanecerão.
-
Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem
controlar todas as bolas.
-
Continuem retirando até deixar uma pessoa.
-
Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a
continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não
conseguem e parem.
-
Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da
cooperação de todos com alegria, enfatizando que o líder necessita de outros
para poder trabalhar de forma exitosa.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário