Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que
Agradam a Deus
Lição 07: Escolha Amar
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre o amor.
-
Depois, utilizem a dinâmica “História de
Amor”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Sugestão de leitura: Leiam o texto sobre dramatização postado abaixo,
pois na dinâmica sugerida haverá uma encenação. Dessa forma, vocês conhecerão
melhor sobre o tema.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: História de Amor
Objetivo:
Refletir sobre a importância do amor nas nossas ações.
Material:
Nomes
digitados: ALEGRIA, TRISTEZA, VAIDADE, SABEDORIA, RIQUEZA, BONDADE, INDIFERENÇA
e VELHINHO.
08
barquinhos de papel
01
cópia do texto "Ilha dos Sentimentos" para cada personagem (postado
abaixo).
Procedimento:
-
Escolham 08 pessoas para representar a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, a
Sabedoria, a Riqueza, a Bondade, a Indiferença e o Velhinho.
-
Distribuam um barquinho de papel para cada um destes personagens.
-
Passem o texto Ilha dos Sentimentos com todos os personagens, para que entendam
a história, o momento de cada um falar e
agir.
-
Realizem a representação do texto e ao final, falem da importância da prática
do amor nas nossas ações. Leiam I Co 13: 1 a 3.
Texto: Ilha dos Sentimentos
“Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes
sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, a riqueza, a
bondade e outros...
Um dia, avisaram para os moradores dessa ilha, que
ela ia ser inundada. A Bondade cuidou logo para que todos os sentimentos se
salvassem; então falou:
- Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
Todos correram e pagaram seu barquinho para irem
para um morro bem alto. Só a bondade não se apressou, pois queria ficar e se
certificar que todos estavam bem. Quando já estava tudo inundado, correu para
pedir ajuda. Estava passando a Riqueza e ela disse:
- Riqueza, leve-me com você! Ela respondeu:
- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata,
você não ia caber.
Passou a Vaidade e ela pediu:
- Oh! Vaidade, leve-me com você!
- Não posso você vai sujar meu barco.
Logo atrás vinha a Tristeza.
- Tristeza, posso ir com você?
- Ah! Bondade, estou tão triste que prefiro ir
sozinha!
Passou a Indiferença, mas fez que não estava
escutando o chamado da Bondade. Desconsolada, a Bondade começou a chorar e
pacientemente resolveu esperar ajuda. Então passou um barquinho, onde estava um
velhinho que lhe falou:
- Sobe, Bondade, que eu te levo!
A Bondade ficou tão radiante de felicidade que até
esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao morro onde estavam os
sentimentos, ela perguntou a Sabedoria:
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe
aqui?
Ela respondeu:
- O Amor!”
Autor Desconhecido.
Adaptação
do Texto Ilha dos Sentimentos para dinâmica por Sulamita Macêdo.
Texto Pedagógico
Não faça drama!
Saiba como utilizar a dramatização
como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de
aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da
atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e
aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo
da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a
realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do
professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A utilização da dramatização na Escola Dominical
deve ser breve, sem muitos detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos
que compõem a cena, tendo em vista o ambiente da aula, pois normalmente é
realizada dentro do templo. Mas, se desejar utilizar outro local disponível da
igreja, é interessante reservar este espaço com o superintendente com
antecedência.
Levando em consideração o tempo de aula que
normalmente gira em torno de 60 minutos, uma encenação deve ter no máximo 10
minutos, para que depois haja tempo suficiente para a explanação do tema em
estudo, que foi introduzido pela dramatização. Esta também pode ser utilizada
no final da aula, para a conclusão de um tema.
Outro fator importante é habilidade do professor
para organizar a dramatização de forma simples. Para isto ele precisa saber o
que deseja realizar com os alunos de forma planejada, escolher a dramatização
adequada para o tema, convencer os alunos a participar e deixar claro que na
atividade cênica não deve ser observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a
representação de papéis dentro de um contexto narrativo, objetivando a
facilitação do ensino e da aprendizagem na aula da EBD.
É interessante que ao escolher um texto para
dramatizar, o professor observe quem são os personagens, quais as falas de cada
uma delas, fazer cópias do texto já organizado para dramatização para cada
pessoa envolvida na representação, tanto para os atores como para os
figurantes, o narrador(se houver necessidade), para que todos saibam o momento
de sua fala, o tempo de permanecer ou sair da cena; é importante também
observar quais objetos poderão ser utilizados na dramatização e a arrumação do
ambiente.
As vantagens do uso deste método de ensino são
várias, tais como: desenvolvimento da comunicação, da linguagem oral e
corporal, da socialização, da integração, da motivação, da participação, além é
claro da aprendizagem através do processo representativo, favorecendo a análise
da situação dramatizada.
As desvantagens também aparecem, como em todo
método de ensino: os alunos inibidos podem não querer participar, mas devem ser
estimulados; a ambientação da EBD não favorece a dramatização de forma mais
específica, mas veja as possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida
como um instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de
analisar um tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na
representação, como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a
dramatização nas aulas de EBD?
Por
Sulamita Macedo.
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