Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 09: Uma Fábrica de Sonhos e Ilusões
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a ideia de felicidade que a Mídia
transmite.
-
Organizem os alunos em círculo e realizem uma Roda de Conversa sobre o tipo de
felicidade que a Mídia evidencia, que está associada ao sucesso e ao dinheiro.
Nesta
conversa, identifique aquilo que é mais significativo sobre o tema e escrevam
em pedaços de cartolina colorida e entreguem para os alunos. Depois, peçam para
que eles andem em círculo, indicando que estas palavras representam o que gira
sobre felicidade na mídia.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Caixa
da Felicidade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivo:
Refletir
sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Estudar
sobre as Bem-aventuranças.
Material:
-
Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado
os pobres de espírito
Bem-aventurado
os que choram
Bem-aventurado
os humildes
Bem-aventurado
os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado
os misericordiosos
Bem-aventurado
os puros de coração
Bem-aventurado
os pacificadores
Bem-aventurado
os perseguidos por causa de Cristo.
-
01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
-
Papéis ofício branco ou colorido
-
01 coleção de lápis hidrocor
-
01 tubo de cola
-
01 tesoura
-
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Apresentem a Caixa da Felicidade.
-
Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas
maneiras de ser feliz.
-
Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais
felizes.
Aguardem
os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra
que representem estes momentos felizes.
Colem
estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
-
Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser
classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem
as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
-
Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
-
Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Observem
as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois,
falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
-
Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para
isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois,
coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas,
por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas
explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica
de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem
utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de
forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
-
Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens
materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem
as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
-
Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as
bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem
as respostas.
Depois
falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com
cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da
felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário