Texto Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou
não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo
sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes,
objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de
giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão, etc.
1 - Gravuras, Cartazes e
Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos
referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar
estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo
Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Apresentar
um mapa e apontar para o local.
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos
chegarem.
- Colocar no
piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto
é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como
utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o
professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar
tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser
estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de
equipamento e local apropriado.
4 - Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é
importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado
Equipamento disponível
Pessoa habilitada para montar os equipamentos
Tempo de instalação dos equipamentos
Plano B
Escolher filmes adequados
Fazer uma explicação prévia do filme antes da
exibição e do que deseja que os alunos realizem
Filmes longos são inadequados
Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de
Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o
aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de
quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as
respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a
aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma
possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula,
apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma
significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da
aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum a
utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a
música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de
reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os
versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em
estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É
necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração
na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que
podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os
professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na
explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação
dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa
e com a aprendizagem comprometida.
Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros
recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem
utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da
aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20% do
que ouve
30% do
que vê
50% do
que vê e ouve
70% do
que ouve, vê e fala
90% do
que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais
eficaz ela será! Observem os pontos positivos da associação de recursos ao método
da Preleção(aula expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários
sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário