Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 08: A Mulher Virtuosa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “A
Mulher Virtuosa”.
-
Introduzam o estudo do tema, através da dinâmica “Super Virtuosa”.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Alfabeto da Mulher”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Super Virtuosa
Objetivo: Refletir
sobre as inúmeras atividades que a mulher exerce, que devem ser acompanhadas
das virtudes descritas em Provérbios 31.
Material:
01
espelho grande
01
pincel atômico
01
toalhinha com o nome “virtuosa” para cada aluna
01
cesta para colocar as toalhinhas
Procedimento:
-
Apresentem um espelho grande e deixem que elas se olhem.
-
Falem: Cada uma de vocês é uma mulher que tem sua individualidade, suas
características próprias.
Falem
ainda: cada mulher é única, mas precisa se dividir em várias funções para
cumprir sua tarefa de mulher.
-
Então, com o pincel atômico comecem a dividir o espelho em várias partes para
demonstrar a multiplicação de atividades que a mulher exerce.
-
Solicitem que elas falem escrevam o nome das diversões atividades que elas
exercem dentro de cada parte dividida.
-
Depois, falem: Não temos superpoderes, mas temos a grande capacidade de ser
múltiplas sendo apenas uma, realizando várias coisas ao mesmo tempo.
- Para realizar tantas tarefas com qualidade,
precisamos observar algumas virtudes, que encontramos descritas em
Provérbios 31: 10 a 30.
10
A mulher é preciosa
11
A mulher é confiável
12
A mulher é abençoadora
13,
19, 22a, 27 A mulher é trabalhadora
14,
15, 18b, 21 A mulher é administradora organizada
16,
24 A mulher é negociadora
17
A mulher é forte
18a
A mulher é boa produtora de bens
20
A mulher é generosa
22b
A mulher é elegante
23
A mulher é refletida no seu marido
26
A mulher é sábia e prudente
28
A mulher é bem aventurada
30
A mulher teme ao Senhor
-
Depois, leiam com todas as alunas Pv 31.10a “Mulher virtuosa quem a achará?
-
Para finalizar, vocês podem presentear as alunas com uma toalhinha com o nome “Virtuosa”.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Alfabeto da Mulher
Objetivo:
Refletir
sobre as qualidades que uma mulher virtuosa deve ter.
Material:
01 cópia do poema(veja no
procedimento) para cada aluna.
Letras grandes da palavra
VIRTUOSA
Procedimento:
- Falem: No texto de
Provérbios 31, encontramos um poema formando um acróstico com letras do
alfabeto hebraico. Ao ser traduzido para outra língua, no nosso caso o
Português, as letras não coincidem, é claro, com a primeira letra da palavra
inicial de cada verso.
Mas, vejam um exemplo desse
tipo de poesia com letras do nosso alfabeto, apresentando adjetivos que uma
mulher virtuosa deve ter. As letras k,
w e y foram incluídas no alfabeto de acordo com o mais recente Acordo
Ortográfico.
- Organizem as alunas em
círculo.
- Entreguem uma cópia do
acróstico para cada aluna:
O
alfabeto da Mulher
Amável
- Sua marca registrada.
Bonita
- Que luta constante.
Corajosa
- Ai que medo!
Descomplicada
- O homem é que não entende.
Edificadora
- Na casa, na igreja, no trabalho.
Fiel
– Na alegria e na tristeza.
Generosa
– Sempre cooperando.
Heroína
– Rompendo barreiras e preconceitos.
Invencível
– Na maioria das vezes.
Jovial
– O espírito não envelhece.
Kkkkk
– Sempre sorridente.
Lutadora
– Sem desistir.
Maternidade
– Chegou mais um!
Notada
– Quem não percebe!
Otimista
– Ainda que tudo desabe.
Produtiva
– Incansavelmente.
Quieta
– Às vezes.
Respeitada
– Quase sempre.
Segura
– Até quando não encontra chão.
Tolerante
– Sempre que possível.
Útil
– Mil e uma utilidades.
Valorizada
– Por Deus e pelo Salvador.
W –
ausente quando é excluída.
X -
ausente quando é excluída.
Y -
ausente quando é excluída.
Zelosa
– Sem desanimar.
Por Sulamita Macedo
- Agora, realizem uma leitura do poema. Vejam como
realizá-la:
Inicialmente, façam uma
leitura completa com uma pessoa lendo em voz alta.
Depois, cada pessoa ler um
verso. Certamente não haverá 26 pessoas, mas uma pessoa pode ler mais de um
verso, de forma alternada.
- Depois, reflitam sobre:
Por que um acróstico formado com as letras do alfabeto sobre a mulher? O que
isto pode representar?
- Depois, peçam para as
alunas destacarem, entre as virtudes do poema, aquelas que mais procuram exercitar
de forma constante.
- Depois, coloquem as letras
da palavras VIRTUOSA no piso e no meio do círculo formado pelas alunas. Peçam para que elas montem um acróstico com o
nome “Virtuosa”. Vejam este exemplo:
Vitoriosa
Interessada
Responsável
Tolerante
Util
Ousada
Sábia
Atenta
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Dinâmicas
1 - O que são
Dinâmicas são recursos
metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase
em práticas participativas de aprendizagem.
2
- Para que servem
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos
componentes de forma individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da
teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do
conhecimento.
3
- Elementos das dinâmicas
Objetivo:
É aquilo que se deseja
alcançar com a aplicação da dinâmica. O aplicador da dinâmica deve saber de
forma clara o que deseja atingir com esta ferramenta de aprendizagem.
Materiais:
São recursos que possibilitam a
aplicação da dinâmica, que podem ser variados, desde os mais simples, como
papel, caneta, bexigas etc, como também
Data-show, TV, DVD etc.
Procedimento:
Refere-se aos passos a serem
seguidos, de forma gradual e clara, para que haja uma condução a contento da
dinâmica, atingido os objetivos.
Veja no item “Critérios para
escolha e aplicação de uma dinâmica” outros pontos a ser considerados.
4
– Classificação das dinâmicas
As dinâmicas são classificadas de
acordo com os objetivos a que se destinam, podendo ser de:
Apresentação: São
aquelas que possibilitam a apresentação dos componentes do grupo, de forma
variada e lúdica, promovendo socialização.
Quebra-gelo:
Referem-se a momentos de quebra de seriedade, ambiente frio e impessoal,
desfazendo as tensões e promovendo a descontração.
Integração/Inclusão:
Estas dinâmicas trabalham a interação, a sociabilidade entre as pessoas do
grupo, objetivando a participação e inclusão dos participantes.
Autoconhecimento: São
aquelas que possibilitam ao participante o conhecimento de si mesmo.
Cooperação/Resolução
de conflitos: Estas objetivam a solução de problemas
através da cooperação entre os participantes.
Pedagógicas:
Estas dinâmicas são específicas para a aplicação de temas pedagógicos, com
objetivo de introduzir, revisar ou solidificar um assunto.
Religiosas/evangélicas/litúrgicas: São
aquelas que proporcionam o estudo e vivências práticas sobre temas bíblicos.
Avaliativas:
Referem-se a dinâmicas cujo propósito é realizar a avaliação, quer seja do
indivíduo, do grupo, de um curso, de uma escola.
Recreativas:
Estas proporcionam momentos divertidos, descontraídos com brincadeiras em
espaço adequado.
5
- Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica
Local: O
ambiente deve ser adequado para a aplicação da dinâmica, observando a
quantidade de participantes e o objetivo que se quer alcançar. Há dinâmicas que
não precisam de um local reservado, podendo ser aplicadas no local da aula.
Quantidade
de participantes: Ter conhecimento prévio do número de
participantes é recomendável para que haja organização de espaço, tempo e
material.
Tipo
de participante: É importante saber a faixa etária, tipo de
grupo etc. Nem toda dinâmica serve para todos os tipos de pessoas ou grupos. O
aplicador deve adaptar a dinâmica para o tipo de participante que estará
envolvido na atividade, observando também a situação e vivência do grupo.
Tempo
de aplicação: É interessante que o aplicador saiba o tempo
de duração da dinâmica, para que possa aplicá-la de forma gradual e controlar o
tempo disponível.
Relação
entre o Tema a ser desenvolvido e a dinâmica: Aplicar uma dinâmica
requer que haja relação entre o assunto e a atividade, do contrário é trabalhar
de forma inadequada e descontextualizada. Observar a adequação do tema com a
dinâmica é fator de sucesso.
6-
Como realizar uma dinâmica com sucesso
- Ter uma postura ativa,
alegre e acreditar no que está realizando. São fatores essências ao aplicador,
que, por consequência, estimulam os participantes ao ver o líder motivado.
- Conhecer o procedimento da
dinâmica. Ler e compreender cada etapa são pontos essenciais, para que não haja
atropelos, dificultando o andamento e a conclusão da atividade.
- Emitir de forma clara e
segura aquilo que o participante deve realizar. As orientações emitidas devem
ser bem entendidas pelos participantes, ao perceber alguma dificuldade ou ação
errada, corrigir imediatamente, falando novamente a regra. Ser coerente com as
etapas da dinâmica é muito importante.
- Utilizar bem o tempo de
aula e da dinâmica. Evitar a seguinte situação: utilizar a dinâmica “se der
tempo” no final da aula; é quase certo que não vai dar tempo, pois não foi
pensada como estratégia para a aula.
- Destinar tempo no
planejamento de aula para aplicação da dinâmica. Utilizar dinâmica na aula
requer análise do momento em que pode ser realizada, ou no início, ou meio ou
no final, dependendo do objetivo a que se propõe.
- Providenciar Local
adequado, para dinâmicas que necessitam de local mais reservado e de
ambientação específica.
- Preparação do material com
antecedência, quando é requerido, observando a quantidade de participantes e
espaço de realização, deixando-o disponível em local de fácil acesso.
- Adaptar a dinâmica para o
tipo de aluno ou grupo ou situação. Ao ler e escolher uma dinâmica, é
importante observar se há necessidade de adaptações; sendo assim, analisar as
condições dos participantes e reorganizar algumas regras de acordo com o grupo,
idade ou situação são ações requeridas para uma dinâmica dar certo, não
perdendo de vista o objetivo da dinâmica e as etapas de realização.
- Perguntar se alguém
conhece a dinâmica é um cuidado que o aplicador deve ter. Pois, quando já é
conhecida por alguém, a pessoa já sabe o procedimento e pode incorrer no
deslize de revelar para o grupo o elemento surpresa do desfecho, perdendo assim
a finalidade de sua aplicação. Então, solicitar que esta pessoa não informe
para os demais participantes como a dinâmica é concluída.
Por fim, resista a tentação de
ministrar aulas unilaterais, aplicar uma dinâmica pode ser uma alternativa para
promover aulas participativas, com ênfase na aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
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