Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 07: A Mídia e a Moda
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre A Mídia e a Moda.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Mãe, eu não tenho roupa!”
-
Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mãe, eu não tenho roupa!
Objetivo: Refletir
sobre a moda influenciada pela Mídia e o bom senso para sua utilização.
Material:
01
cartolina com a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
02
tesouras
02
tubos de cola
02
cartolinas
01
rolo de fita adesiva
01
cabide
Procedimento:
-
Escrevam no quadro ou cartolina a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
-
Peçam para que os alunos leiam em voz alta esta expressão.
-
Perguntem:
Vocês
já falaram esta frase?
Em
que situação?
-
Aguardem os relatos das meninas e dos meninos.
Certamente
as respostas vão girar em torno de roupas perdidas porque eles cresceram e
também de roupas novas para acompanhar tendências e estilos da moda atual.
-
Agora, falem que é sobre a influência da mídia sobre eles com relação a moda,
que será discutido na aula.
-
Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninos e outro de meninas.
-
Entreguem para cada grupo revista de moda feminina para as meninas e de moda
masculina para os meninos.
-
Peçam para que escolham figurinos que mais gostam, recortem e colem numa folha
de cartolina.
-
Fixem os cartazes no quadro.
-
Em seguida, cada grupo deve apresentar o resultado de suas escolhas, falando a
razão destas escolhas.
-
Agora, trabalhem as ideias sobre o modo de vestir abordadas na lição a partir
das falas dos alunos e do resultado do trabalho em grupo.
Depois
do que estudamos sobre a moda e a maneira de um cristão se vestir, o que não
pode faltar num vestiário feminino e masculino?
Por
exemplo: roupa composta, não provocante, sem sensualidade, sem expor o corpo, evitar camisetas com figuras ou
frases que desconheçam o significado e indecentes etc.
Escrever
os nomes num papel e pendurá-los no cabide.
-
Falem: Este cabide não pode faltar no seu guarda-roupa.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, que abrangem não somente o
modo de se vestir, mas a forma de falar e agir influenciados pela Mídia.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário