Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as
influências dos meios de comunicação
Lição 06: A Mídia e o Consumo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o consumo influenciado pela mídia.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Eu quero!”
-
Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eu quero!
Objetivo:
Refletir sobre o desejo
desenfreado de possuir objetos além das possibilidades financeiras.
Estimular nos alunos a
poupança do dinheiro que recebem dos pais.
Material:
Figuras de objetos de desejo
das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cofrinho de plástico para
cada aluno(se houver condições)
- Dividam a turma em dois
grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo
das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis,
sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola
01 tesoura
01 cartolina
- Forneçam as seguintes
orientações:
Escolham as figuras que
representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem
na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo
o que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os
nomes.
O tempo para esta atividade
é de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois
cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A razão da escolha dos
objetos.
Vocês já possuem estes
objetos e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes
objetos?
- Deixem que eles e elas
falem e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição acerca do desejo
desenfreado de possuir além das possibilidades financeiras, almejando até o que
o colega ou a colega possui, para não ficar diferente dos demais. Enfatizem o
consumo moderado.
- Para concluir, estimulem
os alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais dão para eles, para isto
deem para cada aluno um cofrinho de plástico.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário