08 de março
Dia Internacional da Mulher
Desejo que as homenagens deste dia se prolonguem
nos demais dias do ano.
Parabéns!
Com um abraço, Sulamita Macedo.
Vejam
no marcador “Dinâmicas para Eventos Femininos”, sugestões de 07 dinâmicas para
homenagear as mulheres pelo seu dia.
Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 11: O juízo final
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
juízo final.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o Juízo Final, que acontecerá após
o Milênio.
-
Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o
Juízo Final.
-
Continuem, falando: Em qualquer julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações,
provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
-
Depois, anotem estes nomes no quadro ou cartolina.
-
Falem: No Juízo Final ou julgamento do Trono Branco quem serão estas pessoas e
elementos?
Juiz:
Jesus que deixou de ser advogado para exercer esta função.
Réus:
as pessoas que rejeitaram Cristo.
Advogado:
Não haverá.
Acusação:
Rejeitaram a Cristo e andaram segundo a carne.
Provas:
Escritas no Livro da Vida
Sentença:
Afastamento eterno de Deus
Local para pagar a pena: Lago de Fogo
Tempo da pena: Eternidade.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo:
Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material:
01
caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal
dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na
inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
-
Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da
Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma
folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
-
Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles
antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação.
Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
-
Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas
vidas.
-
Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que
forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem,
ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na
segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se
preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como
também folhas em branco para algum registro posterior.
-
Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de
empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre
a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do 1º. Trimestre – 2016:
1 -
Colocar em ordem os eventos escatológicos
Misturar todos os eventos, isto é, deixar fora da ordem
em que vão acontecer
Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem em
que vão acontecer
2
- Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico
ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico
Os sinais e os eventos
escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides
Os alunos deverão responder
quando virem cada slide
3 -
Identificar os eventos escatológicos através de figuras
Escolher figuras que
representem os eventos e sinais
Os alunos deverão
identificá-los, mencionando o nome do evento ou sinal
4
– Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos
Através da apresentação do
filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados
À medida que o filme for
exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos
estudados.
Atenção! Professores da
classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, do currículo novo, no marcador
"Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado,
vocês encontram no marcador
"Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado
2", do currículo antigo. Façam bom proveito!
0 comentários:
Postar um comentário