Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 12: Novos céus e nova Terra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Novos
céus e nova Terra.
-
Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.
Material:
Palavras
e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita
adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitem
as características separadas das respostas e referências
Separem
cada uma delas
Depois
digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
-
Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova
Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
-
Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora,
conhecermos suas características?
-
Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam
silenciosamente e deixem marcado.
-
Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito),
sem as respostas e as referências.
Obs:
Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para
facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)
Fundamento:
12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato:
Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000
estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais: Jaspe,
ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras
preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo:
O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores:
os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da
vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro:
Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça:
De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio:
Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as
folhas da árvores serão para saúde das nações
Trabalho:
Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
-
Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada
aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se
relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a
referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as
características sejam identificadas.
-
Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como
consequência morar na Nova Jerusalém.
Por
Sulamita Macedo.
1 - Colocar
em ordem os eventos escatológicos
Papéis digitados com os nomes dos eventos escatológicos
Misturar todos os eventos, isto é, deixar fora da ordem
em que vão acontecer
Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem
em que vão acontecer
2
- Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico
ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico
Os sinais e os eventos
escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides
Os alunos deverão responder
quando virem cada slide
3 -
Identificar os eventos escatológicos através de figuras
Escolher figuras que
representem os eventos e sinais
Os alunos deverão
identificá-los, mencionando o nome do evento ou sinal
4
– Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos
Através da apresentação do
filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados
À medida que o filme for
exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos
estudados.
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
0 comentários:
Postar um comentário