Juvenis -
Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração
Lição 11: O louvor de Davi
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: O louvor de Davi.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Desenrole
que aparece!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Desenrole que aparece!
Objetivos:
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos
recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01 rolo de papel toalha do tipo picotado e 01
caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel
higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma
proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a
quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
Procedimento:
- Falem: O rolo de papel higiênico vai passar de
mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que
outras pessoas também precisaram dele.
Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno conte quantas partes
picotadas ele tem.
- Agora, orientem para ele escrever, de forma
objetiva, uma bênção em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção (sucesso no
vestibular).
04 partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da
família aceitou a Cristo, emprego, Salvação)
- Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
- Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o
estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes
do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem o grupo as bênçãos
recebidas.
- Orientem os alunos para que não descartem o papel
e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares
também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são , Senhor meu
Deus, as maravilhas que tens operado
para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu
quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário