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segunda-feira, 14 de março de 2016

Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da Salvação na carta aos Romanos
Lição 12: O jovem e o estado
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O jovem e o Estado.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Dai a César o que é de César”
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as obrigações do jovem com relação ao Estado.
Material:
01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de César
Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre os deveres do jovem com relação ao Estado.
- Vamos pensar e refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria dar a César o que é de César E, qual deve ser nossos deveres, obrigações com o Estado?
Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.

Por Sulamita Macedo.

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