RSS

segunda-feira, 7 de março de 2016

Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da Salvação na carta aos Romanos
Lição 11: O jovem e a comunidade

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O jovem e a comunidade.
 - Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Faço parte do corpo de Cristo”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, leiam o texto “Fraco, mas indispensável!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Faço parte do Corpo de Cristo
Objetivo: Refletir sobre os membros do corpo de Cristo, a atuação dos dons para edificação da Igreja.
Material:
01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
01 pincel atômico
Procedimento:
- Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em uma folha de papel madeira.
- Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavalete.
- Perguntem: Quais os membros de um corpo?
Aguardem as respostas e acrescentem outros se não foram citados.
- Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é, a igreja.
- Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).
Escrevam na cabeça do corpo a palavra CRISTO.
- Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.
- Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.
- Falem: Nós fazemos parte do corpo como membros que tem dons e atua no serviço cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da Igreja.
- Para finalizar, leiam: “
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Fraco, mas indispensável!
            De tempos em tempos vamos às lojas e compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos, experimentamos e o levamos para casa satisfeitos.
Escolhemos uma data especial para inaugurar o calçado e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos às vezes conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha. É pequena, frágil, mas todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando. (...)
            A Bíblia usa a figura do corpo humano para exemplificar o corpo de Cristo – a Igreja, mostrando que todas as pessoas têm valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro. Todos os cristãos juntos formam este corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja seu dom. (...)

Fonte do texto: Nosso Pão Diário

2 comentários:

Christofer Freitas disse...

Sulamita, paz. Kd a dinâmica para adultos da lição 11? Obrigado.

Sulamita disse...

Christofer, que bom tê-lo novamente por aqui.
A dinâmica da lição 11 de adultos está postada logo abaixo da homenagem que fiz para as mulheres no pelo dia. Volte sempre!