Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 01: Por que estudar história?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Por
que estudar história?
-
Depois, utilizem a dinâmica “História de
Vida”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: História de Vida
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a história da igreja, através da contextualização da
história de vida do aluno.
Material:
01
caixa de sapato coberta com papel madeira ou outro tipo de papel liso
½
folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício.
-
Peçam para que escrevam o nome deles e pelo menos 05 coisas que já aconteceram
com eles.
-
Quando eles terminarem, apresentem uma caixa de sapato com tampa.
-
Peçam para que eles falem o que escreveram.
-
Depois, solicitem que os alunos coloquem os papéis dentro da caixa.
-
Falem: O que vocês falaram se referem as coisas que já aconteceram com vocês,
isto é, os acontecimentos ocorridos fazem parte da história passada de vocês,
por isso os papéis foram colocados dentro da caixa, representando o que já
passou.
Vocês
estão vivendo hoje os acontecimentos da história de vida de vocês no tempo
presente. A tampa da caixa representa o tempo presente. O que vocês estão
fazendo no tempo presente que podemos escrever na tampa da caixa?
Aguardem
as respostas dos alunos e escrevam na tampa da caixa.
-
Depois, falem da importância da história de vida de cada aluno, o que já
aconteceu e o que está acontecendo.
-
Em seguida, enfatizem a importância de estudar a história da igreja.
-
Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então,
comecem a explanação da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário