Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons
espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 13: A relação entre os dons e o amor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A relação entre os dons e o
amor.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01
pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor
de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
-
Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração pequeno para
cada um.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por
Sulamita Macedo.
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