Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de
Deus para a família do século XXI
Lição 11: A família segundo o coração de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
família segundo o coração de Deus.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Ação
de Resistência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivo:
Refletir
sobre o cuidado que a família deve ter para a construção de um lar feliz.
Material:
Uma
sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma
sombrinha quebrada
¼
da folha de papel ofício para cada aluno
01
coleção de lápis hidrocor
01
rolo de fita adesiva
Papéis
coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
-
Apresentem a sombrinha fechada.
-
Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva
ou do sol ou do vento forte.
-
Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora
abram a sombrinha).
-
Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação
a família, que vem sofrendo ataques do inimigo para atingi-la, destruindo a
formação de um lar feliz.
-
Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada
um escreva uma palavra que resuma as dificuldades para a contrução de lar
feliz.
-
Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha,
simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês
devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não
tenham sido apontados pelos alunos.
Depois,
leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
-
Perguntem: O que estas dificuldades podem causar na família?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes problemas podem destruir
a família, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos, sem comunhão,
sem perdão etc.
A
sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte
etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao
cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos na família, para que não
fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
-
Falem: Mas, o que a família pode fazer?
Distribuam
os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam
para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que
a família deve fazer para permanecer firme diante dos problemas enfrentados.
Depois,
pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que
as ações de resistência estão na família.
Leiam
cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por
isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra
estes problemas, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A
sombrinha fechada ou quebrada indica que a família está completamente
vulnerável aos ataques do inimigo.
-
Leiam “Sujeitai-vos, pois, a Deus,
resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
-
Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente
a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto
nos remete ao aspecto de que a família não pode se esquecer de estar sempre
cuidando de sua proteção contra as investidas malignas, que destroem a formação
segundo o coração de Deus.
Ideia
original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário