Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 11: A Tolerância cristã
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Tolerância cristã.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Tolerância cristã”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Tolerância Cristã
Objetivo:
Refletir sobre a tolerância com o próximo.
Material:
- 03 palavras digitadas:
SENHOR, DIA e COME
- 01 texto(veja abaixo no
procedimento).
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Entreguem para o grupo 01
a palavra DIA, para o grupo 02 a palavra COME. Todos deverão saber quais as
palavras do seu grupo como também do outro grupo.
- Falem: Será lido agora um
texto e quando for lida a palavra que vocês receberam, o grupo deverá ficar em
pé imediatamente e depois sentar-se. Quando for lida palavra SENHOR todos
deverão ficar em pé(se sua classe não for dentro do templo, os alunos podem
bater palmas ao invés de ficar em pé).
Texto para leitura: Romanos
14. 4 a 6
“Quem és tu, que julgas o
servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme,
porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e
dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro
em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia,
para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que
come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o
Senhor não come, e dá graças a Deus”.
- Comecem a ler o texto e
parem após a leitura do primeiro versículo e falem: Acho que alguém não
entendeu ou não teve atenção, foi só um ensaio. Mas, vamos recomeçar.
Então, reiniciem a leitura e
observem o comportamento dos alunos com relação a tolerância ao colega que não
está realizando a ação de forma rápida ou até mesmo porque não está atento ou
não prestou atenção as orientações dadas no início da dinâmica. Não corrijam
nenhuma atitude, mas continuem lendo o texto até o final.
- Agora, trabalhem com os
alunos as seguintes ideias.
Estar pronto para praticar
algo é necessário conhecer a orientação e obedecer.
Estar atento para ouvir se o
comando é para você e para o grupo.
Ser tolerante com o colega
que não apresentou a atenção aos comandos.
Até que ponto a tolerância
pode continuar?
Há alguém que está cometendo
erro de forma deliberada ou não, como proceder?
Há alguém que errou no
início e depois desistiu?
Há alguém que, mesmo
cometendo erros no início, depois procurou ter atenção as regras e obedeceu?
- Agora, façam relação
dessas ideias sobre a tolerância ao outro, tratá-lo com respeito e amor, não
julgando-o, pois essa deve ser a nossa atitude como crentes alcançados pela
graça de Deus.
Ideia original desconhecida
da utilização de texto, palavras-chave e movimentos para dinâmica.
Elaboração desta dinâmica
por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro
que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo,
no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um
acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário