Juvenis -
Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 13: Eu um líder
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Eu
um líder.
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Liderança de si mesmo”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Liderança de si mesmo
Objetivo: Refletir sobre domínio próprio como pré-requisito
para autoliderança.
Material:
01 martelo
01 prego
01 pedaço de madeira
01 caixa
Procedimento:
- Leiam ou contem a história do menino relatada no
texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio
de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um
prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a
cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil
controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em
que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da
cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que,
finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem
retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será
a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você
pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas
vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes
de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
- Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos
e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do pai.
- Em seguida, organizem os alunos em círculo e
mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a
fala, desejos, ideias, ações, hábitos, estudos, uso da mídia virtual etc.
Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada
aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que
aconteceu com ele.
- Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de
controle, disciplina e que isto deve ser um exercício constante na liderança de
si mesmo e de pessoas.
Por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário