Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 13: O cultivo das relações interpessoais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
cultivo das relações interpessoais.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar o tema em estudo, sugiro a leitura e reflexão do texto “Para se ter um bom relacionamento...” e a
aplicação da dinâmica “Paz nos relacionamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
Texto
de Reflexão
Para
se ter um bom relacionamento...
- Coloque-se no lugar do
outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
- A gentileza é fundamental
para manter um bom convívio com as pessoas.
- É possível discutir sem
maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
- Confie e seja digno de
confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser
confiável e honesto.
- Cultive o respeito mútuo
por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
- Não se envergonhe de pedir
ajuda, sempre que for necessário.
- Não se envergonhe de pedir
desculpas, sempre que for necessário.
- Não maltrate, nem se deixe
maltratar.
- Sorria, sempre! Para fazer
cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o
sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
- Contribua com 100% para
construir um ótimo relacionamento!
Autoria do texto
desconhecido.
Dinâmica:
Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Refletir sobre a paz nos
relacionamentos
Promover momento de
descontração
Material:
- Texto “O Garotinho chamado
amor”, ver no procedimento.
- Cartaz com o seguinte
conteúdo:
AMOR - UM ABRAÇO
PAZ - APERTO DE MÃO
SORRISO - GARGALHADA
GARRA - TROCA DE LUGAR
BEM VINDOS - PALMAS
- 01 rolo de fita adesiva
- 01 cartolina ou mais se
necessário
- 01 coleção de lápis
hidrocor
- 01 pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem o cartaz em local
bem visível.
- Falem: nós vamos ler um
texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar os seguintes gestos
correspondentes quando estas palavras forem lidas.
- Vamos fazer um ensaio?
Então, leiam a palavra e os
alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam pelo menos duas
vezes.
- Depois, leiam o texto “O garotinho chamado Amor”:
Era uma vez um garotinho
chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a
PAZ.
Certo dia descobriu que a
vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia
que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele
estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse
momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a
PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós e para isso
basta dar um SORRISO.
E nesse instante,
interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou
a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita
GARRA:
- Sim! Sim! Encontrei. Vocês
querem saber? Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM-VINDOS!
Autoria desconhecida.
- Depois, perguntem:
Onde o garotinho chamado
AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior dos colegas,
demonstrada através do sorriso.
- Em seguida, falem que isto
significa que cada um é responsável em promover a paz no ambiente no qual está,
demonstrando bons relacionamentos com atitudes promotoras de paz.
- Agora, peçam para que cada
aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa cartolina e escrevam nela um
atitude para promover a paz com os colegas e amigos da igreja, da rua e da
família. Depois, coloquem este cartaz num lugar visível, com o título da lição,
nome da turma e dos professores e a data.
- Para concluir, leiam
“Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria desconhecida da
dinâmica original
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Observação:
Organizem
o tempo de aula de forma que haja espaço para o encerramento das lições do
trimestre.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro
que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo,
no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um
acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário