Jovens: Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim
Lição 01: Conhecendo o livro de Isaías
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Conhecendo o livro de Isaías.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Livro de Isaías”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O livro de Isaías
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o livro do profeta Isaías.
Material:
Bíblia
Palavras
digitadas: ISAÍAS e PROFETA
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre 01 livro da Bíblia – O livro de
Isaías.
-
Coloquem no centro do círculo a palavra ISAÍAS.
-
Perguntem:
Quem
foi Isaías?
Certamente
os alunos vão falar que ele era um profeta.
Então
coloquem a palavra PROFETA ao lado da palavra ISAÍAS.
Aguardem
as respostas. Anote-as.
-
Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no índice do Antigo Testamento e procurem
o livro de Isaías.
-
Falem que este livro faz parte de um conjunto de 17 livros chamados proféticos.
Isaías é o mais extenso com 66 capítulos.
Orientem
para que os alunos observem os nomes dos demais livros proféticos como também a
quantidade de capítulos. Falem que eles são divididos em profetas maiores e
menores.
-
Agora, solicitem que os alunos abram a Bíblia no livro de Isaías e perguntem:
Para
quem Isaías profetizava?
Sobre
o que ele profetizava?
Deixem
que os alunos procurem no livro algumas passagens que respondam as questões
acima.
-
Depois, peçam para que eles apontem um versículo que mais chamou atenção deles
ou outro eles já conhecem.
-
Em seguida, falem que nesta lição vamos conhecer muito mais sobre o livro de
Isaías.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário