Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons
espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 12: O amadurecimento cristão
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O amadurecimento cristão.
- Agora, utilizem a dinâmica “Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria.
Material:
Cópias
de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01
fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes
da aula:
Solicitem
aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos
com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes
sociais.
E
se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de
revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes
diferentes.
Durante
a aula:
-
Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num
quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.
-
Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em
suas próprias fotos, quando ao crescimento.
-
Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até
fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e
escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e
habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.
-
Observamos que vocês tiveram crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos
também crescer em sabedoria e espiritualmente.
-
Vamos estudar na aula de hoje sobre o crescimento espiritual.
-
Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos,
anotem a medição.
-
Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso
medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem
as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não consegue medir,
mas é observado pelo comportamento da pessoa.
-
Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário