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segunda-feira, 27 de junho de 2016

Adultos: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas-novas a toda criatura
Lição 01: O que é evangelização
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-novas a toda criatura
- Capa:
O que vemos?
Uma Bíblia aberta nas mãos de uma pessoa que parece estar lendo ou acompanhando a leitura de uma passagem bíblica.
O que isto tem a ver com o tema?
Observando a figura, eu tive várias ideias:
A Bíblia contém o conteúdo da evangelização: a salvação através de Jesus.
O cristão deve estar preparado biblicamente para evangelizar
O cristão deve estar preparado para defender a razão da fé(I Pedro 3.15)
O cristão deve estar apto para explicar o conteúdo bíblico como fez Felipe ao perguntar ao mordomo-mor etíope: “Entendes tu o que lês?”(Atos 8. 30).
- Comentarista: Pastor Claudionor de Andrade
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Leiam alternadamente os títulos das lições com os alunos.
07 – Agora, trabalhem a lição 01: O que é evangelização
- Escrevam no quadro as palavras EVANGELIZAÇÃO e EVANGELISMO.
- Perguntem: Há diferença de significado entre estas palavras?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Anunciando”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Anunciando
Objetivo: Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de Salvação.

Material:
Chocolate para uma parte da turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Orientem cada grupo da seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante, quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos, formando um grande círculo.
- Agora, realizem os comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram alcançadas.
- Para finalizar, reflitam sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o evangelho.

Por Sulamita Macedo.
Jovens: Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim
Lição 01: Conhecendo o livro de Isaías
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo o livro de Isaías.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Livro de Isaías”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O livro de Isaías
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o livro do profeta Isaías.

Material:
Bíblia
Palavras digitadas: ISAÍAS e PROFETA
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre 01 livro da Bíblia – O livro de Isaías.
- Coloquem no centro do círculo a palavra ISAÍAS.
- Perguntem:
Quem foi Isaías?
Certamente os alunos vão falar que ele era um profeta.
Então coloquem a palavra PROFETA ao lado da palavra ISAÍAS.
Aguardem as respostas. Anote-as.
- Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no índice do Antigo Testamento e procurem o livro de Isaías.
- Falem que este livro faz parte de um conjunto de 17 livros chamados proféticos. Isaías é o mais extenso com 66 capítulos.
Orientem para que os alunos observem os nomes dos demais livros proféticos como também a quantidade de capítulos. Falem que eles são divididos em profetas maiores e menores.
- Agora, solicitem que os alunos abram a Bíblia no livro de Isaías e perguntem:
Para quem Isaías profetizava?
Sobre o que ele profetizava?
Deixem que os alunos procurem no livro algumas passagens que respondam as questões acima.
- Depois, peçam para que eles apontem um versículo que mais chamou atenção deles ou outro eles já conhecem.
- Em seguida, falem que nesta lição vamos conhecer muito mais sobre o livro de Isaías.
Por Sulamita Macedo.


Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 01: A palavra eterna habitou entre nós
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A palavra eterna habitou entre nós.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Jesus Nasceu”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jesus nasceu!
Objetivo: Refletir sobre a importância do nascimento de Jesus, aceitá-LO como salvador.

Material:
01 figura de uma estrela
01 aliança ou anel de ouro(para representar  ouro)
01 vidro de perfume( para representar incenso)
01 frasco de mirra(vocês encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01 figura do recém-nascido Jesus ou uma “manjedoura”
Procedimento:
- Entreguem para 01 aluno a figura de uma estrela.
- Escolham 03 alunos para representar os magos. Entreguem para eles ouro, incenso e mirra(conforme descrito no item material).
- Coloquem 01 figura do recém-nascido Jesus ou uma “manjedoura” em um determinado lugar da classe.
- Deem as seguintes orientações: o aluno que está com a estrela deve caminhar pela sala até chegar ao menino Jesus e deve ser seguido pelos magos.
 - Falem: Os magos saíram do Oriente para Jerusalém para ver o recém-nascido Jesus, com a intenção de adorá-Lo, conforme lemos em Mt. 2. 2:
“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”.
- Falem: A estrela que os guiava parou onde estava Jesus e eles tiveram uma grande alegria. Leiam: Mt 2. 9 e 10:
“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria”
- Falem: Os magos se prostraram diante de Jesus e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Leiam Mt 2.11:
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”
- Perguntem: Estes foram os tesouros oferecidos pelos magos para Jesus. E o que você tem para oferecer a Jesus?
Aguardem as respostas. Certamente, eles vão dizer que é aceitá-LO como salvador.
Jesus nasceu numa manjedoura, hoje ele pode nascer no meu coração.
- Falem: Jesus já nasceu no coração de vocês? Já aceitaram Jesus como salvador?
Parabenizem aqueles que responderem afirmativamente e perguntem se alguém desejar fazer isto agora. Façam uma oração por eles.

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes – Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 01: Por que estudar história?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Por que estudar história?
- Depois, utilizem a dinâmica “História de Vida”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a história da igreja, através da contextualização da história de vida do aluno.

Material:
01 caixa de sapato coberta com papel madeira ou outro tipo de papel liso
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício.
- Peçam para que escrevam o nome deles e pelo menos 05 coisas que já aconteceram com eles.
- Quando eles terminarem, apresentem uma caixa de sapato com tampa.
- Peçam para que eles falem o que escreveram.
- Depois, solicitem que os alunos coloquem os papéis dentro da caixa.
- Falem: O que vocês falaram se referem as coisas que já aconteceram com vocês, isto é, os acontecimentos ocorridos fazem parte da história passada de vocês, por isso os papéis foram colocados dentro da caixa, representando o que já passou.
Vocês estão vivendo hoje os acontecimentos da história de vida de vocês no tempo presente. A tampa da caixa representa o tempo presente. O que vocês estão fazendo no tempo presente que podemos escrever na tampa da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos e escrevam na tampa da caixa.
- Depois, falem da importância da história de vida de cada aluno, o que já aconteceu e o que está acontecendo.
- Em seguida, enfatizem a importância de estudar a história da igreja.
- Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então, comecem a explanação da lição.
Por Sulamita Macedo.


Juvenis - Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 01: O que é ética cristã
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: O que é ética cristã.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Dez mandamentos”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dez mandamentos
Objetivo: Iniciar o estudo sobre ética do reino de Deus, através dos 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01 pincel atômico
Procedimento:
- Façam uma lista dos 10 mandamentos numa cartolina.
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Peçam para que os alunos leiam os 10 mandamentos em voz alta.
- Retirem o cartaz.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda.
- Coloquem o cartaz e falem que agora ninguém pode acrescentar nenhum
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles como valores do reino de Deus.
- Agora, trabalhem os outros pontos da ética cristã apontados no sermão do Monte.

Por Sulamita Macedo
Dinâmica: O livro de Isaías
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o livro do profeta Isaías.
Material:
Bíblia
Palavras digitadas: ISAÍAS e PROFETA
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre 01 livro da Bíblia – O livro de Isaías.
- Coloquem no centro do círculo a palavra ISAÍAS.
- Perguntem:
Quem foi Isaías?
Certamente os alunos vão falar que ele era um profeta.
Então coloquem a palavra PROFETA ao lado da palavra ISAÍAS.
Aguardem as respostas. Anote-as.
- Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no índice do Antigo Testamento e procurem o livro de Isaías.
- Falem que este livro faz parte de um conjunto de 17 livros chamados proféticos. Isaías é o mais extenso com 66 capítulos.
Orientem para que os alunos observem os nomes dos demais livros proféticos como também a quantidade de capítulos. Falem que eles são divididos em profetas maiores e menores.
- Agora, solicitem que os alunos abram a Bíblia no livro de Isaías e perguntem:
Para quem Isaías profetizava?
Sobre o que ele profetizava?
Deixem que os alunos procurem no livro algumas passagens que respondam as questões acima.
- Depois, peçam para que eles apontem um versículo que mais chamou atenção deles ou outro eles já conhecem.
- Em seguida, falem que nesta lição vamos conhecer muito mais sobre o livro de Isaías.
Por Sulamita Macedo
Dinâmica: História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a história da igreja, através da contextualização da história de vida do aluno.

Material:
01 caixa de sapato coberta com papel madeira ou outro tipo de papel liso
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício.
- Peçam para que escrevam o nome deles e pelo menos 05 coisas que já aconteceram com eles.
- Quando eles terminarem, apresentem uma caixa de sapato com tampa.
- Peçam para que eles falem o que escreveram.
- Depois, solicitem que os alunos coloquem os papéis dentro da caixa.
- Falem: O que vocês falaram se referem as coisas que já aconteceram com vocês, isto é, os acontecimentos ocorridos fazem parte da história passada de vocês, por isso os papéis foram colocados dentro da caixa, representando o que já passou.
Vocês estão vivendo hoje os acontecimentos da história de vida de vocês no tempo presente. A tampa da caixa representa o tempo presente. O que vocês estão fazendo no tempo presente que podemos escrever na tampa da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos e escrevam na tampa da caixa.
- Depois, falem da importância da história de vida de cada aluno, o que já aconteceu e o que está acontecendo.
- Em seguida, enfatizem a importância de estudar a história da igreja.
- Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então, comecem a explanação da lição.

Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 13: O cultivo das relações interpessoais
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O cultivo das relações interpessoais.
 - Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar o tema em estudo, sugiro a leitura e reflexão do texto “Para se ter um bom relacionamento...” e a aplicação da dinâmica “Paz nos relacionamentos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram  no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Texto de Reflexão

Para se ter um bom relacionamento...

- Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
- A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
- É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
- Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser confiável e honesto.
- Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
- Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
- Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
- Não maltrate, nem se deixe maltratar.
- Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
- Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!
Autoria do texto desconhecido.

Dinâmica: Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Refletir sobre a paz nos relacionamentos
Promover momento de descontração
Material:
- Texto “O Garotinho chamado amor”, ver no procedimento.
- Cartaz com o seguinte conteúdo:
AMOR - UM ABRAÇO
PAZ - APERTO DE MÃO
SORRISO - GARGALHADA
GARRA - TROCA DE LUGAR
BEM VINDOS - PALMAS
- 01 rolo de fita adesiva
- 01 cartolina ou mais se necessário
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem o cartaz em local bem visível.
- Falem: nós vamos ler um texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar os seguintes gestos correspondentes quando estas palavras forem lidas.
- Vamos fazer um ensaio?
Então, leiam a palavra e os alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam pelo menos duas vezes.
- Depois, leiam o texto  “O garotinho chamado Amor”:
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber? Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM-VINDOS!
Autoria desconhecida.
- Depois, perguntem:
Onde o garotinho chamado AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem as respostas. Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior dos colegas, demonstrada através do sorriso.
- Em seguida, falem que isto significa que cada um é responsável em promover a paz no ambiente no qual está, demonstrando bons relacionamentos com atitudes promotoras de paz.
- Agora, peçam para que cada aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa cartolina e escrevam nela um atitude para promover a paz com os colegas e amigos da igreja, da rua e da família. Depois, coloquem este cartaz num lugar visível, com o título da lição, nome da turma e dos professores e a data.
- Para concluir, leiam “Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria desconhecida da dinâmica original
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Observação:
Organizem o tempo de aula de forma que haja espaço para o encerramento das lições do trimestre.
Sugestão para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:

Sugiro que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo, no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.

Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia

É muito comum fazer avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia da avaliação.
7 – Desenhar um acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a turma.
10 – Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam tocar).

Por Sulamita Macedo.